Pela segunda vez a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional FFHI participou de uma edição do Projeto de Atuação em Rede. A primeira em Roraima, em novembro de 2018 e esta última, nos dias 20 e 21 de novembro desse ano, que aconteceu em Brasília.

O projeto teve duração de 18 meses, e teve edições em 12 capitais brasileiras, incluindo Roraima e Manaus, onde a Fraternidade Internacional FFHI já atua.

Nessa edição de encerramento houve capacitações para atores que prestam acolhimento, recepção e abrigamento a refugiados no Brasil.

Houve também uma compilação das ideias e propostas que surgiram no decorrer do projeto.

A Fraternidade Internacional FFHI foi citada como uma das organizações com expertise na área de abrigamento na migração, principalmente do fluxo venezuelano, que é o mais intenso no Brasil hoje.

Durante o evento foram trazidos temas como o combate à discriminação, à intolerância, ao racismo e à xenofobia, assim como o acesso a direitos, inserção no mundo do trabalho, combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho análogo à escravidão, entre outras questões importantes que cuidam do acolhimento e interiorização da população migrante.

Através da proposta debatida, a perspectiva é que uma rede Regional Norte de migração seja movimentada com reuniões, para que organizações da sociedade civil, poder público e agências internacionais que atuam na questão migratória na Região Norte, possam se articular de forma integrada na recepção dessas populações migrantes, indígenas e não indígenas.