caminhada_paz_BH_4Neste último domingo, dia 13 de dezembro, dois grupos realizaram a “Caminhada pela Paz”. Uma das caminhadas foi na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil, e outra na cidade de Matosinhos, distrito do Porto, Portugal. Ao todo, mais de 260 pessoas participaram dos eventos.

caminhada_paz_BH_3Em Belo Horizonte, o grupo Rede-Luz da cidade realizou a caminhada simbólica ao redor da Praça Juscelino Kubitschek. Na mesma praça foram realizadas diversas atividades, como contação de histórias e apresentação do Coral do Núcleo-Luz de Figueira em Belo Horizonte, filiado à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Aproximadamente duzentas pessoas participaram do evento, muitas delas se juntaram ao grupo quando passeavam pelo local. Chamou a atenção o grande número de cães que acompanharam seus cuidadores durante o percurso.

caminhada_Portugal2Em Portugal, o início da caminhada foi na Marginal de Matosinhos e seguiu pela orla que acompanha o Oceano Atlântico em um percurso de 2,5 km até Foz. Aproximadamente sessenta pessoas, entre homens, mulheres e várias crianças fizeram o percurso vestindo camisetas da Campanha e segurando balões e guarda-chuvas com os símbolos da Paz. Estiveram presentes integrantes da Rede-Luz das cidades do Porto, Gaia, Trofa, Maia, Lisboa e Fátima. Durante a caminhada, um dos cânticos usados foi: “Artshen, Anjo da Paz, leva a Paz à todas as nações.”

caminhada_Portugal1Catarina, de 9 anos, que vestia a camiseta da campanha e participou de todo o percurso, descreveu a caminhada para o avô: “a caminhada foi linda e importante porque ajudei a enviar Paz para o planeta, ter o mar ao nosso lado e aprendi o nome do anjo da Paz. Foi lindo, avô”. Vários participantes também levaram seus cães durante a caminhada. O nome do anjo da Paz e de Portugal é Artshen.

caminhada_paz_BH_8As caminhadas, realizadas em várias partes do mundo, são organizadas pelos grupos da Rede-Luz de cada região e fazem parte da “Campanha pela Paz”, lançada pela Associação Maria à partir da mensagem da Virgem Maria do dia 21 de maio de 2015 ao monges videntes da Ordem Graça Misericórdia. As duas entidades são filiadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional. Na mensagem, Maria pede ajuda especial a todos para a realização de seus planos de paz para o Mundo. A ajuda pode vir na forma de oração ou na de doação monetária para que o grupo de monges videntes e equipe possam chegar aos países em que Maria precisa estar e deixar sua mensagem.