Em março deste ano, a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) recebeu a doação de 7.500 kits de higiene bucal através da mediação do professor Wilson Galhego Garcia, titular da UNESP – FOA, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, responsável pelo Projeto Sorriso Feliz, que indicou a Fraternidade – Humanitária (FFHI) à Colgate para recebimento dos kits do programa.

Projeto Sorriso Feliz

Estes kits chegaram à sede da Missão Roraima com apoio logístico da Operação Acolhida, através de voo da Força Aérea Brasileira e transporte terrestre do Exército Brasileiro, e serão distribuídos nos abrigos geridos pela Fraternidade – Humanitária(FFHI) em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), além de outros locais.

Na semana passada a distribuição desses kits teve início no abrigo indígena Janokoida, gerido pela Fraternidade – Humanitária (FFHI) em Pacaraima, fronteira com a Venezuela, e mais 300 kits foram distribuídos nas comunidades indígenas brasileiras Sorokaima e Bananal, da etnia Taurepang, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Cada kit conta com uma escova de dente, uma pasta de dente e uma cartilha educativa de como promover a higiene bucal em crianças.

Conscientizar para prevenir

Projeto Sorriso Feliz

Estas ações têm como objetivo conscientizar mães, educadores, agentes comunitários e agentes de saúde que atuam nos abrigos da Missão Roraima para que haja uma continuidade responsável na rotina de higiene bucal das crianças abrigadas de forma que se previnam cáries e outras doenças bucais.

O público-alvo do projeto está centrado nas crianças de 0 a 6 anos por considerar que é durante a infância que a criança vai incorporando em sua vida bons hábitos de higiene, e por ser, esta, uma fase propícia ao aprendizado, à assimilação de novas práticas que podem perdurar até a vida adulta.