Quinta, 5 de janeiro

Realizado pela manhã um grande mutirão geral de limpeza do CRI, com a retirada de lixo da parte externa do local. Presença de funcionários da CAER – Companhia de Água e Esgoto de Roraima, que realizaram obras na parte do esgoto, águas e outros.

O dia todo foi dedicado a atendimentos de vários casos de saúde, alguns que já vinham sendo observados e outros novos casos que surgiram.

Foram realizados vários transportes de pacientes para policlínicas e hospitais da região, com a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Roraima.

Visita a criança internada com quadro infeccioso no pé e com suspeita de tuberculose.

Refugiado cubano com febre e problemas renais grave, foi atendido e pedido uma série de exames.

No período da tarde, refugiado venezuelano foi transportado para policlínica com um quadro de febre alta, diarreia e dores pelo corpo. Foi medicado e passa por exames para verificar a enfermidade.

Criança indígena com pernas engessadas começou a apresentar “escaras” (úlceras de pressão, feridas) e será levada ao hospital amanhã. Foram realizados procedimentos de alívio do sofrimento.

Busca de doações em supermercados e no comércio em geral alimentos perecíveis (legumes, verduras e frutas) que passarão por triagem amanhã.

Atividades lúdicas com as crianças e reunião com as mulheres para a organização de uma dança indígena cristã em devoção a Virgem de Coromoto.

“Isso para nós representa esta semente da consciência indígena sendo resgatada nelas, que parecia aparentemente perdida, com estas mulheres pedindo nas ruas, mas que na verdade elas tem sim esta semente indígena e estão muito animadas”, disse Clara, missionária da Fraternidade- Federação Humanitária Internacional.