Sexta, 30 de dezembro

Importante reunião com líderes indígenas e outras mulheres e homens que estão no novo local do CRI – Centro de Referência ao Imigrante. Foi discutido sobre as regras de convivência que não estão sendo cumpridas, a importância da organização e limpeza do local, dos banheiros e especialmente da área externa.

Em seguida da reunião, refugiados indígenas realizaram trabalhos de limpeza e organização no local.

Visita de um grupo da Igreja Evangélica, que fez orações com os refugiados no CRI.

Depois do almoço grupal, missionários realizaram coleta de alimentos (legumes, verduras e frutas) junto com os membros da Defesa Civil de Roraima em supermercados da região, onde foi acertado doações diárias de alimentos.

Refugiados indígenas ajudaram na preparação do alimento doado.

“Hoje percebemos que uma pequena chave mudou na consciência deles com relação a harmonia e, principalmente, na participação da vida grupal”, disse Clara, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Para Madre Maria Gloria, do monastério da Ordem Graça Misericórdia, que fica ao lado do Núcleo-Luz de Figueira em Roraima e que participa diariamente dos trabalhos, a interação com os refugiados indígenas da Venezuela vem aumentando a cada dia.

“Nós víamos antes as pessoas com o semblante muito fechado, mas agora elas já sorriem, vemos um certo brilho nos olhos delas. Elas estão também se oferecendo para ajudar nas tarefas. Percebo que está ocorrendo um trabalho além do puramente físico”.