Sexta, dia 27

Reunião pela manhã com todo o grupo no CRI – Centro de Referência ao Imigrante. Foram passadas informações sobre questões de saúde das pessoas e da higiene do local.

Mutirão de limpeza do entorno do CRI com a participação de todos.

Mulheres indígenas que estão grávidas foram pela primeira vez ao posto de saúde para fazer o exame pré-natal, acompanhadas por duas monjas da Ordem Graça Misericórdia. Elas receberam atendimentos e suplementos de vitaminas, e agendaram consultas e exames.

Indígenas participaram de aulas de português.

Crianças confeccionaram um abecedário em Warao  – Espanhol – Português.

Equipe da Vigilância Sanitária do Estado de Roraima esteve no CRI para fazer uma inspeção no local sobre a questão sanitária.

“Apesar do nosso esforço contínuo em manter a ordem e a limpeza, foi constatada falhas nos esgotos (fossas sem tampa), na água e nos banheiros”, disse Clara, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Na parte da tarde, um representante da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), esteve no CRI para ver as necessidades do local. Foi dito que a partir de segunda-feira operários iniciarão obras na rede de esgoto do CRI.

Equipe de um Posto de Saúde, formada por uma enfermeira responsável pela parte da tuberculose e agentes de saúde, visitou o CRI. A equipe se comprometeu  a fazer o acompanhamento de indígena que teve tuberculose e está com Aids.

Visitas de representantes da Igreja Católica e Igreja Evangélica.

“O CRI está de portas abertas. As pessoas estão chegando, se aproximando e se ofertando para trabalhar”, completou Clara.