Terça, 3 de janeiro

Pela manhã, missionários fizeram reuniões de reconciliação entre imigrantes de diferentes origens que estão no CRI – Centro de Referência ao Imigrante, na cidade de Boa Vista, Roraima.
“Colocamos o tema da pacificação e da convivência. Os casos foram se resolvendo ao longo da manhã”, disse Clara, missionária da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Idosa indígena que está com malária e anemia apresentou piora no estado de saúde e foi levada para um centro de atendimento médico e em seguida ao hospital.

Reunião na sede do Corpo de Bombeiros de Boa Vista com o gabinete integrado sobre imigração, com a presença de várias autoridades, como polícia civil, militar, federal e representantes do Ministério Público. O tema foi a organização da viagem dos refugiados que desejam retornar a Venezuela e que ocorrerá amanhã.
“Os refugiados que estão indo embora nos disseram que eles já queriam voltar para a Venezuela, pois já tinham conseguido o que eles queriam aqui, que era juntar um pouco de dinheiro. Eles estão indo com o coração aberto e muito gratos conosco pelo que estão recebendo nestes dias”, explicou Clara.

Também foi exposta na reunião a situação da saúde dos refugiados.

Almoço grupal, reunião com líderes e refugiados indígenas que vão ficar no CRI e com as equipes da cozinha.
“Tivemos um momento muito tranquilo onde pudemos conversar com todos, selar esta nossa amizade e o compromisso de ficarmos em paz”, finalizou Clara.