Fraternidade é um termo bem amplo que não se resume apenas a uma definição do dicionário. Em seu sentido mais profundo e espiritual, o conceito de fraternidade abarca muito mais virtudes que simplesmente ela mesma. Na verdade, Fraternidade com F maiúsculo é o resultado de uma somatória de virtudes, como por exemplo o amor, a bondade, a união e a tolerância.

Sendo que as Comunidades-Luz buscam ser, entre outras coisas, uma expressão da fraternidade no planeta, a tolerância não deixaria de ser uma das virtudes para o coração de cada residente e consagrado que ali vive.

A tolerância, de certa forma, está ligada à compreensão, à aceitação do outro e de suas diferenças, suas crenças e até mesmo de seus erros e equívocos. Afinal, quem está liberto de errar? Tolerar é uma ação imprescindível para aquele que quer amar.

Na Comunidade-Luz Nova Terra, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), há um campo fértil para a tolerância, já que aqui Deus congregou seres de diversas idades, origens, raças, pensamentos, pontos de consciência e de amadurecimento. Nesta aspiração em viver a real Fraternidade, o exercício da tolerância aqui é quase que diário.

Ajudar o outro a crescer é tolerar e educar, sem condenações ou julgamentos, com a compreensão de que o importante não é a queda, e sim levantar e seguir adiante.

No dia a dia da Comunidade-Luz Nova Terra, o exercício da tolerância não vê idade, e sim, a oportunidade que se renova a cada momento. Anda de mãos dadas com a paciência, pois o tempo de cada um é único, principalmente em processos educacionais, não só apenas escolares, mas na educação da alma.

Tolerar é um dos passos para aquele que quer amar e compreender o outro, sem tolerância não existe inclusão, e quem pode esperar um planeta com seres iguais em todos os sentidos? Sem inclusão não há fraternidade, e sim, rigidez e preconceito.

A tolerância necessita de mãos e corações para que seja real neste planeta. Fica aqui o convite a todos que queiram exercitar essa virtude!