A Sagrada Semana, evento anual organizado pela Associação Maria, reuniu devotos dos cinco continentes no Centro Mariano de Figueira, para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O evento foi transmitido ao vivo para todo o planeta pela Misericórdia Maria TV, durante o período de 25 de março a 1º de abril.

A Sagrada Semana foi precedida por uma jornada especial, no sábado 24, durante a qual centenas de peregrinos participaram da cerimônia de inauguração da Cruz Azul de Emmanuel, no topo da Colina das Aparições, coração do Centro Mariano de Figueira. O símbolo sagrado está elevado, com uma altura de 7,35 metros, sobre uma base de 2 metros de altura. Pela noite irradia uma potente luz azul que é vista a vários quilômetros de distância.

Intensa liturgia

Durante toda a Sagrada Semana se desenvolveu uma liturgia que constou de duas etapas: a primeira incluiu orações e contemplação da imagem do Cristo Misericordioso e foi realizada no período da manhã, nas áreas de hospedagem da Comunidade-Luz Figueira.

A segunda parte foi feita em F2, uma das áreas de Figueira, a partir das 15 horas, com transmissão diária pela Misericórdia Maria TV. A programação da tarde e da noite incluiu a leitura de passagens bíblicas; o Terço da Divina Misericórdia; mensagens transmitidas por Cristo Jesus ao vidente Frei Elías del Sagrado Corazón, monge da Ordem Graça Misericórdia, comunhão ecumênica e projeção de resumos diários da Sagrada Semana 2017. Na sexta-feira Santa realizou-se a procissão da Via Crucis.

Consagrações

Adoradores do Corpo Místico e Eucarístico

Nesta Sagrada Semana os dois ramos civis da Ordem Graça Misericórdia viveram momentos especiais. Houve novas consagrações de Adoradores do Corpo Místico e Eucarístico e de Auxiliadoras da Divina Misericórdia de Jesus.

Próximo ao auditório central de F2 se instalou o “Bosque da Harmonia”, um espaço onde as entidades filiadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional expuseram suas novidades e interagiram com os peregrinos, muitos deles pela primeira vez em Figueira.

Testemunhos

As Auxiliadoras se encarregam do cerimonial

“Vim aqui com a intenção de me desligar de tudo e poder me concentrar exclusivamente em Cristo e creio que estou conseguindo. Sinto Sua presença em meu coração”, comentou Domingas Loureiro, de Angola.

“Me sinto impactado pela atmosfera do encontro, o amor entre as pessoas, a entrega pelo trabalho. Sobre o chamado que realizam os Mensageiros Divinos sinto um impulso para me converter em uma peça nessa transformação da forma de vida sobre a Terra”, compartilhou Falk Peter Scholz, que chegou da Alemanha.

“As mensagens de Cristo têm sido muito profundas e convidam-nos a tomar uma decisão pessoal. Tenho visto mais jovens e mais crianças. Acredito que isso será conhecido em muitos  outros países e virá mais gente. Aqui se sente uma grande unidade e uma grande força espiritual”, disse Cecília Carrasco, do Chile.

Por sua vez, a boliviana Margarita Pairo assinalou que “cada impulso que recebemos do Senhor Jesus é um verdadeiro alimento para nosso espírito, para nossa alma, talvez não possa explicar com palavras, mas sempre termino chorando”.

Para Yolanda Jiménez, coordenadora da Rede-Luz Colômbia, “a Sagrada Semana tem sido algo muito especial. Sem dúvida, Cristo tem nos dado todas as Suas Graças e sinto que todos vamos despertar e responder ao Plano de Deus”.