A Comunidade-Luz Figueira, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realizará no próximo final de semana, entre os dias 7 e 9 de junho, o curso “Dinâmica dos Ecossistemas Naturais e os Princípios da Agricultura Sintrópica”, com aulas teóricas e práticas. Sob orientação de Isaias Reis, o curso é aberto para todos que queiram participar.

A Agricultura Sintrópica baseia-se na estrutura e na dinâmica dos ecossistemas naturais que são, por si mesmos, sistemas equilibrados, abundantes e biodiversos. Busca-se desenvolver os chamados “sistemas agroflorestais” que são feitos mediante uma técnica que pode ser aplicada desde um pequeno jardim produtivo até uma agricultura de grande escala.

Agricultura Sintrópica

O orientador, Isaias Reis, é um agricultor familiar agroecológico com formação teórica e vivência prática na área de Agrofloresta. Durante o curso serão apresentados conceitos e princípios da Agricultura Sintrópica aplicados a diversos modelos, tais como: horta agroecológica, cultivo de plantas medicinais e aromáticas, flores, frutas e plantas melíponas (atrativas de abelhas), cultivo de grãos, cereais e legumes em grande escala.

Ao longo dos séculos, a agricultura tem sido uma atividade bastante agressiva para o meio ambiente, causando erosão do solo, esgotamento da água doce, poluição e desertificação. A agricultura sintrópica, por sua vez, busca uma harmonia entre a produção de alimento e o funcionamento do ecossistema dentro de uma dinâmica de auxílio mútuo entre os sistemas agrícola e florestal.

A agricultura sintrópica potencializa os elementos que são introduzidos no sistema agrícola. Por exemplo, na adubação no sistema sintrópico, um elemento fertilizante pode se potencializar centenas de vezes, ao contrário do que acontece em um sistema de agricultura convencional. Usando uma proporção matemática, “1” transforma-se em “500”. Dessa forma, os recursos utilizados nesse método não são explorados, mas potencializados. Há inúmeros e extraordinários casos relacionados à regeneração do solo com a aplicação dos princípios da agricultura sintrópica.

O curso estabelecerá relações entre a dinâmica dos ecossistemas naturais e os princípios da agricultura sintrópica. Um ecossistema pode ser definido como um conjunto de comunidades que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema equilibrado. A ideia de sintropia diz respeito ao grau de organização de um sistema. Assim, o intuito do curso é disseminar um conhecimento prático que contribua para uma cooperação entre a ação humana e o seu efeito no planeta.

Agricultura Sintrópica

Dentre os conteúdos que serão abordados destacam-se os seguintes: solo vivo e a presença dos Reinos (formação, biota e princípios da abundância); aproveitamento sistemático de matéria orgânica; tratos culturais e produção de insumos (bokashi, microrganismos eficientes e bio-regeneradores); leitura de paisagem e das condições do solo (novas estratégias para uma transição agroflorestal); forças criadoras (os Devas e a Natureza), entre outros temas.

Inscrições:

secretaria@comunidadefigueira.org.br

Tels: (35) 3225-3102 ou 3225-3108