A Cruz Vermelha primeiros_socorros_treinamento_cruz_vermelha_nucleo_sp_4brasileira realizou no último sábado, dia 3 de setembro, no Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo – Sagrada Casa de Maria Mãe Paulista, localizado no município de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, Brasil, o treinamento de Primeiros Socorros e Transporte à Vítima. Participaram cerca de 45 pessoas.

O treinamento, que teve a duração de 8 horas, foi ministrado por um casal de socorristas da Cruz Vermelha e foi direcionado para os colaboradores do Núcleo-Luz. O curso foi dividido em duas etapas, com a exposição da parte teórica pela manhã e a prática de tarde. Durante a manhã foram abordados temas como envenenamento de todos os tipos, curativos, casos de cortes e hemorragias, engasgamentos, massagem cardíaca respiratória, entre outros.

Pela tarde, os professores contaram com a participação dos colaboradores para realizar as atividades práticas do que foi passado na teoria. A prática da massagem cardíaca foi feita com a ajuda de bonecos e todo o procedimento necessário para imobilização e transporte de vítima foi praticado pelos colaboradores do Nucleo-Luz.

Roberto Soares, colaborador do Setor de Emergências da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional em São Paulo, foi quem organizou o treinamento junto à Cruz Vermelha. O conteúdo foi adaptado às necessidades do grupo no momento. “Os participantes ficaram muito satisfeitos e se mostraram interessados em que se tenha uma continuidade para não esquecerem o que já foi aprendido e um aprofundamento para ampliarem o conhecimento neste tema”, disse Roberto.

primeiros_socorros_treinamento_cruz_vermelha_nucleo_sp_5Desde o mês de junho passado o Núcleo-Luz vem realizando atividades relacionadas ao projeto do preparo para situações de emergência.

“Esperamos em breve prosseguir com outros treinamentos neste setor, que terão o objetivo de manter o grupo preparado e principalmente unido”, completou Roberto.

_