Alunos preparam as cartas

Crianças das escolas “Parque Tibetano” da Comunidade-Luz Figueira e da Casa Luz da Colina, filiadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) enviaram cartinhas de alento aos bombeiros que se encontram trabalhando no resgate das vítimas da tragédia da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, Brasil.

As crianças se juntaram assim à corrente do bem, que no início do mês começou espontaneamente entre a população – crianças e adultos – de Brumadinho e que dia a dia somava a participação, já organizada, de escolares de diferentes cidades do Brasil.

As cartas foram entregues a um grupo de bombeiros por três voluntários da Missão Brumadinho, serviço humanitário que a Fraternidade realiza desde o dia 29 de janeiro passado.

“Eu desenhei uma barragem rompendo-se”, contou Gabriel, de 5 anos de idade. Logo explicou que fez o desenho com a intenção de transmitir “coragem” aos bombeiros.

Sua irmã Isabella, de 7 anos, escreveu uma simpática cartinha, na qual desejou aos socorristas que “consigam reformar o mundo de novo”. Também lhes expressou, em nome de todos os seus companheiros, “toda a nossa gratidão”.

De coração a coração

Cartinhas enviadas para Brumadinho

“Essas cartinhas são as mensagens que nasceram do coração de cada pequeno para o coração de cada bombeiro”, disse Joana, uma das educadoras.

As crianças, com idades entre 3 e 12 anos, recorreram, preferencialmente, a imagens como bombeiros em corpos infantis, montanhas, chuva, rios, árvores, flores, sóis sorridentes, nuvens, corações, anjos e pequenos animais caminhando. Um dos desenhos – dirigido ao piloto, segundo aclarou seu pequeno autor – mostrava um colorido helicóptero com alguns bombeiros.

Socorristas leem algumas das cartinhas no correio da base de operações

Outra carta incluiu a seguinte frase: “Deus está com vocês”, escrita entre nuvens, de onde a luz de uma estrela dourada se projetava, iluminando o trabalho dos bombeiros na terra.

Também um dos colaboradores precoces da retaguarda escreveu: “Queridos bombeiros, salvem o mundo inteiro, e salvem os animais, gratidão por salvar vidas” e pediu que a notinha fosse entregue ao “chefe dos bombeiros”.

Outra expressão de encorajamento que já se encontra em Brumadinho reza: “Tenham muita coragem e salvem vidas”.

Correio dos bombeiros

Pacotes de roupas limpas com cartinhas

Em geral, as cartinhas chegam a um correio montado em um setor da base de operações, onde funciona um serviço voluntário de lavagem dos uniformes utilizados pelos bombeiros. Ali, os socorristas entregam a roupa suja e retiram os pacotes de roupas limpas, às vezes com um detalhe surpresa: algumas cartinhas de encorajamento. “Fazemos esta tarefa com muito amor para ajudar aos que estão na linha de frente”, comentou Vitão, voluntário evangélico.

Até 20 de fevereiro, e depois de 27 dias de extenuante trabalho, os socorristas resgataram em torno de 400 pessoas e uma quantidade similar de animais vivos, assim como os corpos de 171 mortos, enquanto 139 vítimas humanas continuam desaparecidas. Assim reporta a Coordenadora da Defesa Civil do estado de Minas Gerais. Diariamente, por volta de 110 bombeiros se alternam nas tarefas. Já passaram pela área mais de 1000 bombeiros de todo o país, segundo o chefe da operação, tenente coronel Anderson Passos, comandante do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, Minas Gerais.