“Assim como no céu, as melodias angelicais elevam e recriam o Plano de Deus em Sua infinita manifestação, assim deve ser recriado o Plano Divino na superfície do planeta através da música elevada” (Trecho de uma mensagem da Virgem Maria, transmitida em 23/08/16, através do vidente Fray Elías del Sagrado Corazón, monge da Ordem Graça Misericórdia).

Coralistas das Comunidades-Luz, Núcleos-Luz e convidados especiais participaram do Segundo Encontro de Corais, que ocorreu na Comunidade-Luz Figueira, de 7 a 13 de janeiro passado. O evento deu continuidade ao processo de formação técnica e espiritual iniciado com o Primeiro Encontro, em 12 de novembro de 2017.

“Consideramos que um músico a serviço da Luz deve reunir 50 por cento de técnica e 50 por cento da inspiração do coração. Não basta ter apenas coração porque isso não permite despejar suas inspirações em uma partitura ou transmiti-las para outras pessoas. Também não adianta ter um grande domínio técnico e não ter um coração que viva essa criação, que pode ser expressa ao cantar ou tocar um instrumento”, explicou Frei Paulo, monge da Ordem Graça Misericórdia  e coordenador do Coral das Comunidades-Luz.

Além de aprofundar o treinamento dos coralistas, esses encontros procuram unificar um modelo de trabalho entre todos os corais, bem como despertar novos talentos, dentro de um processo de renovação contínua.

“Esta oficina procurou mostrar que, independentemente da idade e nível técnico em que cada coralista se encontra, é possível melhorar, liberar a voz, superar a timidez de cantar na frente de uma audiência. Consiste em conectar-se com a Fonte para ir vencendo as barreiras do medo, da timidez”, disse Rose Dália Carlos de Oliveira, uma das coordenadoras da oficina.

Cantora de formação lírica, Rose Dália relatou que eles trabalharam muito com o som, aprendendo a cantar sem pista, sem apegarem-se com rigidez às partituras, memorizando e ouvindo internamente cada parte das músicas ensaiadas.

Canção de cura

“O canto, a música elevada, ajuda a curar muitos aspectos da personalidade daqueles que se dedicam a essa atividade; muitos desequilíbrios, muitas desarmonias, muitas aspirações não realizadas podem ser curadas e transcendidas. Por isso é importante que os coralistas continuem a trabalhar individualmente em seus locais de residência, que dediquem tempo para se expressar musicalmente, seja aperfeiçoando a voz, aprendendo algum instrumento ou desenvolvendo as técnicas de composição”, refletiu El-Shaddaina, regente do Coral das Comunidades-Luz e uma  das coordenadoras do encontro de capacitação.

O programa incluiu noções de canto e canto coral, composição, teoria, solfejos, técnicas instrumentais, estudo de conferências espirituais sobre som e música, assim como práticas individuais. Participaram 45 voluntários, incluindo membros do Coral da Comunidade-Luz Figueira e dos corais dos Núcleos-Luz de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, e convidados. O material reunido na oficina será editado e distribuído para todos os corais coligados. O próximo encontro está previsto, em datas ainda por definir, na Comunidade-Luz Fraternidade, em Aurora, no Uruguai, com a participação dos coralistas da Rede-Luz Uruguai e da Rede-Luz Argentina.

Os interessados ​​em se juntar a este trabalho musical podem entrar em contato via email: coral@fraterinternacional.org