musicalizacao_casa_criancas_nucleo_belo_horizonte4No último dia 04 de dezembro, às 10h, o Coral Infanto-Juvenil e o grupo de alunos que estão aprendendo a tocar violão realizaram apresentações na Casa das Crianças, extensão do Núcleo-Luz de Figueira em Belo Horizonte, Sagrado Céu, localizado em Minas Gerais, Brasil.

Cerca de 70 pessoas assistiram ao evento, que foi uma mostra do trabalho de musicalização e canto coral desenvolvido com 25 crianças e jovens de 7 a 19 anos. Quase todos estudam em escolas públicas e são assistidos na Casa das Crianças, onde participam gratuitamente de atividades complementares como música, teatro, contação de histórias e oficinas de corte e costura. As crianças e os jovens também recebem atendimento odontológico e psicológico, assim como seus familiares.

musicalizacao_casa_criancas_nucleo_belo_horizonte3“Eles amam a música. Têm muita musicalidade. Vários deles são afrodescendentes. Gostam de ser valorizados e descobrir seus próprios talentos”, diz Andrea Sophia, voluntária que apoia o projeto.

Para Daniel, professor de musicalização, a atividade realizada vai além da música: “além do trabalho com ritmo, intervalo, o trabalho com a música em si, a gente faz um trabalho de educação básica, ensinando o aluno a pedir licença, a agradecer. É um perfil diferente do que encontro em escolas particulares.”

musicalizacao_casa_criancas_nucleo_belo_horizonte2Shirley é mãe de 4 crianças que participam do projeto. Sentiu que os filhos mudaram depois que começarem a frequentar as aulas de musicalização e canto coral: “elas se sentem muito bem e gostam muito de participar. Sinto que tiveram um amadurecimento.”

Demian atua no projeto como professor de violão e também dá aulas em escolas particulares. Já conseguiu a doação de vários violões para serem usados na aulas: “tenho falado sobre o trabalho e algumas pessoas se sensibilizam e fazem as doações”.