A Comunidade-Luz Nova Terra, localizada no vale verde da Gamboa, entre as montanhas da Serra do Capim, em Teresópolis, Rio de Janeiro, Brasil, consciente de que crescer também é se unir a organizações com as quais se compartilha valores, associou-se a dois institutos de permacultura situados no mesmo estado, na cidade vizinha de Nova Friburgo.

 

Somando aliados

Deste modo, no último 14 de março, membros do Núcleo de Serviço Crer-Sendo, que pertence à comunidade, realizaram o primeiro contato com o Instituto Pindorama. Seu representante, o Sr. Nilson Dias, atendeu aos membros no restaurante orgânico Casa Pindorama, da mencionada instituição, no centro da cidade. Posteriormente, o grupo se deslocou até a área rural do município onde se encontra o instituto. Lá puderam apreciar o empreendimento na área de agricultura orgânica e bioconstrução, com ênfase no uso do bambu para estruturas prediais e móveis.

Um segundo contato ocorreu em 21 de março, quando o grupo visitou o Instituto Tibá, sendo recebido por Marc Van Lengen e Aga Probala. O instituto, que também se encontra na área rural da cidade, contempla instalações com uma harmonia arquitetônica com construções em várias técnicas de bioconstrução, rodeadas por jardins com paisagismo que segue a mesma tendência de equilíbrio orgânico.

Compromissos Fraternos

Uma esperança comum pelo bem-estar do planeta se fortaleceu nas áreas envolvidas (Instituto Pindorama, Instituto Tibá), com relação à visita que fez o grupo da Comunidade-Luz Nova Terra. O contato originou um espaço onde os compromissos fraternos se manifestaram.

Assim, o Instituto Pindorama ofereceu à  Comunidade duas bolsas para o curso de Energias Alternativas, como também uma visita,   visando a ampliação de propósitos.

De sua parte, o Instituto Tibá doará uma bolsa de estudos para o curso de Bioarquitetura e se comprometeu a realizar uma visita no próximo mês de maio, quando pretende delinear projetos de bioconstrução.

Núcleo Crer-Sendo / Comunidade Nova Terra

“(…) Viver a “Consciência pela Convivência”, tema chave para a sustentação e a manutenção do Núcleo de Serviço Crer-Sendo, atrai até a Comunidade Nova Terra a possibilidade real de viver em sintonia com uma consciência maior, em união e consagração a planos mais elevados, podendo assim manifestar novos padrões de conduta.”

A Comunidade-Luz Nova Terra, sob a premissa de viver em sintonia com uma consciência maior, seguindo sua vocação no trabalho de preservação do meio ambiente e cuidado dos animais, que vem se desenvolvendo há mais de vinte anos; decidiu continuar sua proposta de serviço abrindo-se para a associação aos institutos de permacultura anteriormente mencionados. Vislumbram novos impulsos para receber novas oportunidades que fortaleçam e incrementem o trabalho que vem realizando.

O Núcleo de Serviço Crer-Sendo e a Comunidade-Luz Nova Terra são filiadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, e estão alinhados aos seus princípios filosóficos-espirituais.

Para mais informação, visite o site:

www.comunidadenovaterra.org/novaterra/