“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá” – Madre Teresa de Calcutá

A Comunidade-Luz Flor de Lys junto com os Monastérios da Graça, e do Cristo Redentor, ambos pertencentes à Ordem Graça Misericórdia, participaram da inauguração de um novo espaço do Centro de Bens Doados em Portugal.

O Centro de Bens Doados é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa apoiar famílias ou indivíduos que se encontram em situação de carência econômica e social. Possui uma sede na região de Outeiro da Cabeça e um armazém em Torres Vedras, ambos em Portugal.

Essa instituição tem como lema “Recuperar, Reciclar, Repartir” e se baseia nos princípios da solidariedade e do trabalho voluntário.

O coordenador do Centro e também de um grupo da Rede-Luz em Portugal, Fernando Castro, contou que a ideia do Centro de Bens Doados surgiu durante uma estadia na Comunidade-Luz Figueira em 2007. Em um momento de recolhimento no quarto, ele escutou uma voz interna: “receber dos que tem e dar aos que não tem”. A frase era a síntese da tarefa que ele veio a empreender quando retornou a Portugal. Ademais, ele comenta que uma partilha no decorrer do período em que estava na Comunidade serviu de confirmação para o projeto em vista.

A Comunidade-Luz Flor de Lys e os Monastérios auxiliaram na seleção e na organização de vestuário para doação, separando o material por tamanho e gênero. Igualmente apoiaram no acolhimento do público e na distribuição dos bens.

“O verdadeiro doador sabe que tudo pertence à Vida Única e ele é mero intermediário para algo ser transferido de um lugar para outro, de um ser para outro”, nos diz o verbete “Doação” no livro Glossário Esotérico de Trigueirinho.

O Centro de Bens Doados serve de ponte entre quem quer dar e quem vai receber, fazendo um elo que liga as duas partes.

A intenção da Comunidade e dos Monastérios é manter um ritmo bimestral, servindo através da doação feita de coração, aquela que, de acordo com o próprio Fernando, se torna uma “comunicação entre as almas”.