Dois odontólogos, colaboradores da Casa Luz da Colina e da Comunidade-Luz Figueira, ambas afiliadas à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, ofereceram seus serviços de forma gratuita à população carente de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil. Os profissionais residem na cidade de Boa Vista, Roraima, Brasil, e ofereceram a colaboração durante permanência na Casa Luz da Colina.

saude_bucal_clc-dentistas-roraima-02Vera Lucia Noronha de Oliveira e Fabricio Noronha Praxedes, mãe e filho, fazem parte do grupo Rede-Luz de Boa Vista há vários anos e costumam participar de ritmos na Casa Luz da Colina e na Comunidade-Luz Figueira.
“Cada vez que venho com meu filho Fabrício, prestamos serviços odontológicos para a comunidade de Carmo da Cachoeira e para os membros da Comunidade-Luz Figueira. Esta interação é uma experiência muito gratificante, especialmente quando conseguimos solucionar os problemas que estão ao nosso alcance”, comentou Vera.

A profissional observou que existe na região uma grande necessidade na área de saúde bucal: “enquanto fazemos os tratamentos curativos e preventivos, aproveitamos para educar tanto as crianças como os adultos sobre os cuidados com a higiene bucal que são fundamentais e formam parte da saúde de um modo geral”.

saude_bucal_clc-dentistas-roraima-01Disse que os adultos apresentavam principalmente casos de dentes perdidos e com necessidade de grandes restaurações. “Tentamos recuperar o máximo possível”, disse. “Nas crianças encontramos um índice elevado de cáries e demos as orientações básicas de prevenção para tentar diminuir este nível”, prosseguiu.

Os odontólogos permaneceram 12 dias hospedados na Casa Luz da Colina e neste período vários dias foram dedicados ao serviço para a comunidade. No total foram atendidas 35 pessoas e realizados 144 procedimentos.