Durante toda a manhã desta sexta-feira, dia 22 de janeiro, a Casa Luz da Colina realizou o Mutirão de Atendimento Odontológico, atendendo adultos e crianças da cidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil.

mutirao_odonto4O serviço de atendimento começou pela manhã, foi até o início da tarde e atendeu 10 pessoas. Quem chegava aguardava em uma pequena fila até ser atendida na Van Odontológica, preparada como consultório móvel, e estacionada ao lado da Unidade de Cura da Casa Luz da Colina. Os serviços realizados durante o mutirão são para alívio do sofrimento, focados especialmente em emergências. São feitas obturações, extração de dentes e passadas orientações sobre higiene bucal.

Maria de Fátima chega pela primeira vez no atendimento odontológico da Casa Luz da Colina. Estava preocupada com a gengiva, que estava inchada e incomodando. Depois de ser examinada pela dentista, Maria recebeu orientações de higiene bucal e cuidados com a prótese e ficou mais tranquila, pois não era nada grave.

mutirao_odonto3Mateus, de 9 anos, nunca tinha visitado o dentista. Em sua primeira visita arrancou o dente de leite, que estava sendo empurrado com dificuldade pelo dente definitivo. Depois de uma pequena apreensão durante a extração, saiu tranquilo com o dente de leite na mão.

Uma parte dos pacientes do mutirão da Casa Luz da Colina são de pessoas que, por algum motivo, tem alguma dificuldade de chegar a um serviço odontológico. “Muitas pessoas tem medo de dentista e nós, com uma certa informalidade e carinho, conseguimos ajudar a transcender este sentimento das pessoas”, explica Cláudia, residente da Comunidade-Luz Figueira e colaboradora da Casa Luz da Colina.

mutirao_odonto2Nazaré Venâncio é moradora de Carmo da Cachoeira e tem dificuldade de andar. O problema é causado por um câncer na perna, que atualmente ela combate com sessões de quimioterapia. Para poder ser atendida no mutirão, Nazaré foi transportada pela equipe da Casa Luz da Colina, que foi até a sua casa. “Acho bom aqui porque atende muita gente que não tem condições”, diz.
“Nós tratamos cada um como uma alma e vemos a dificuldade de cada Ser. Procuramos ficar atentos às necessidades das pessoas”, afirma Miriam Galvão, colaboradora da Casa Luz da Colina.

A Casa Luz da Colina costuma realizar alguns mutirões de atendimento odontológico durante o ano, as vezes realizados na Casa São José, também na cidade de Carmo da Cachoeira.