A Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), está trabalhando em um projeto de agricultura regenerativa, que tem como objetivo produzir alimentos saudáveis enquanto regenera o solo e aumenta a biodiversidade local.

Situada na cidade de Carmo da Cachoeira, região Sul de Minas Gerais, a Casa Luz da Colina busca se tornar autossustentável na produção de alguns alimentos. “Para isso, os colaboradores e voluntários se disponibilizaram a desenvolver este projeto que deverá abastecer a Casa Luz da Colina, enquanto o excedente será doado às pessoas que mais necessitam”, afirma a bióloga e colaboradora do Setor Plantios, Tainá Navolar.

Este trabalho está sendo realizado em uma área de 1.500 m², que foi utilizada durante muito tempo pelo antigo proprietário como pasto para gado. Para regenerar a saúde deste solo e promover a vida e a biodiversidade no local, foram utilizadas técnicas da Agricultura Sintrópica, de Ernst Gotsch, transmitida para a Comunidade-Luz Figueira por meio de cursos com Isaías Reis.

“Nós plantamos algumas linhas de árvores frutíferas e adubadeiras, e nessas mesmas linhas estamos cultivando as hortaliças; assim cuidamos das árvores e otimizamos recursos naturais e mão de obra. Até o momento plantamos uma diversidade de 50 espécies, e o nosso objetivo é ampliar o plantio em quantidade e biodiversidade”, explica Tainá.

Sobre a doação dos alimentos à comunidade de baixa renda, Tainá afirma: “Acredito que a oferta e a energia vital dos alimentos podem promover relações de fraternidade e cuidado, gerando esperança e renovação para esse momento difícil que estamos passando juntos”, finaliza.