agricultura_biodinamica_clc_3_vivencia_1A Vivência de Agricultura Biodinâmica organizada pela Casa Luz da Colina, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, e pelo Espaço Recanto da Folha, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, teve seu primeiro encontro no sábado, dia 17 de setembro.

O evento, denominado “Semeando e plantando amor com crianças e jovens na Terra”, reuniu desta vez colaboradores estáveis da Casa Luz da Colina com o objetivo de formar agentes multiplicadores que possam estender os conhecimentos a outros públicos interessados. Também participou uma família de agricultores de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.

agricultura_biodinamica_clc_3_vivencia_6O grupo prosseguiu com as tarefas que foram iniciadas nos encontros anteriores, como a revitalização do solo onde está assentada a horta mandala criada na Casa Luz da Colina e a preparação de um composto fermentado.
“Aproveitamos os recursos disponíveis: folhas secas de gramíneas, esterco de vaca e de cavalo trazidos do Sítio dos Reinos e um preparado biodinâmico elaborado anteriormente para acelerar e harmonizar a fermentação do composto. Este biofertilizante, que estará pronto em dois meses, será colocado nas plantas e na horta para ajudar o solo a recuperar seu equilíbrio químico e físico”, descreveu Aly Batista, técnico ambiental e ecoeducador de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, responsável pelo curso.

agricultura_biodinamica_clc_3_vivencia_7Também foi cultivada uma variedade de leguminosa forrageira que colabora no processo de revitalização ao captar o nitrogênio do ar e fixá-lo no solo através de suas raízes.

Em outro momento do curso foi desenvolvida a parte teórica, com esclarecimento de dúvidas dos participantes. “Realizamos um trabalho específico com a família que participou – pais e filha – que são agricultores convencionais que utilizam muitos agrotóxicos. Fiquei muito emocionado e com vontade de concentrar-me mais nas famílias da comunidade rural. Seria bom sensibilizar os produtores rurais sobre os prejuízos trazidos pelos agrotóxicos em todos os Reinos da Natureza e nos humanos, assim como oferecer-lhes as opções da agricultura biodinâmica para que eles possam substituir suas práticas por métodos que atuam em harmonia com toda a Criação”, comentou Aly.

agricultura_biodinamica_clc_3_vivencia_4O responsável pelo curso explicou também que a agricultura biodinâmica funciona como impulso energético para o Reino Vegetal (sementes, mudas e plantas), assim como para o Reino Mineral (solo onde se realizam os cultivos) e para o Reino Animal (insetos que contribuem para o solo). Explicou que esta construção se dá com um grupo de pessoas – Reino Humano – em unidade (crianças, jovens e adultos) que trabalham enfocados num objetivo comum: a produção de alimentos saudáveis.