Fundada recentemente, em 10 de janeiro de 2017, a Rede-Luz Palmas tem focado sua atuação no serviço orante e na difusão da Campanha pela Paz. O grupo realiza mensalmente o projeto “Oração nas Casas”, na terceira quinta-feira do mês, e o projeto “Orando com Cristo dos Enfermos”, no terceiro sábado de cada mês. Palmas é a cidade capital do estado de Tocantins, localizado na região norte do Brasil.

Rede-Luz

Orações nas casas

O coordenador da Rede-Luz Palmas, Luiz Melchiades, contou que a “Oração nas Casas” surgiu inspirada em uma iniciativa semelhante realizada por grupo de jovens de Santa Catarina. “Tivemos conhecimento desse trabalho de oração nas casas, que acontece semanalmente em Florianópolis. Com isso veio o impulso de fazermos o mesmo em Palmas. É uma oportunidade de praticarmos o exercício da oração com pessoas que não necessariamente fazem parte do grupo da Rede-Luz, mas que sentem que esse é um caminho que precisa ser percorrido”, explicou.

Orações

No início o trabalho era feito com orações repetidas pelos participantes e a parte musical era reproduzida eletronicamente. Mas há cerca de dois meses, os membros do grupo decidiram aprender as canções apresentadas pelos corais que acompanham as aparições dos Mensageiros Divinos. “A entrada da música ao vivo no trabalho trouxe uma energia totalmente nova, de mais introspecção, de mais entrega e de confirmação da própria oração que é feita cantada”, refletiu o coordenador.

Orando com Cristo dos Enfermos

Oração no hospital em Palmas

A ideia de realizar o serviço orante no principal hospital da cidade surgiu logo no início da criação da Rede-Luz Palmas, porém, somente no mês de julho é que o grupo conseguiu fazer a primeira edição do projeto. O trabalho acontece na Capela Ecumênica do Hospital Geral de Palmas, no terceiro sábado do mês, por volta das 15h.

De acordo com Walério Andrade, um dos membros da Rede-Luz Palmas, são realizadas orações e músicas que trazem a energia da misericórdia de Cristo. “A gente clama pela misericórdia de Cristo, para fortalecer a fé dos convalescidos e aliviar a dor, as angústias e os sofrimentos dos enfermos”, explicou.

A repercussão do projeto foi tão positiva que o Grupo pensa em expandir o “Orando com Cristo dos Enfermos” para outros hospitais da cidade.

Campanha pela Paz

Estande da Campanha pela Paz

A Rede-Luz Palmas realizou no mês de junho a primeira Campanha pela Paz na cidade. Foi durante um evento ecumênico realizado no distrito de Taquaruçu, chamado “Movimento Pela Vida”.

Segundo Isabel Etges, que também coordena a Rede-Luz Palmas, o estande organizado pelo grupo tinha objetos artesanais com temática cristã, além de apresentação de vídeos e folhetos informativos da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, da Comunidade-Luz Figueira e da Comunidade-Luz Nova Terra. “Muitos participantes do evento visitaram o estande e puderam saber mais sobre todo o trabalho realizado pela Fraternidade e também da Peregrinação pela Paz na Europa, que estava em curso naquele momento. Inclusive, uma das visitantes nos contou que estava querendo conhecer a Comunidade-Luz Nova Terra e que as informações repassadas deram um impulso para que ela concretizasse essa vontade”, comentou.

Difusão

Além de difundir o trabalho de música e oração realizado pela Associação Maria e pela Ordem Graça Misericórdia, e de tornar mais conhecido todo o trabalho da Fraternidade e das Comunidades-Luz, a Campanha Pela Paz é uma forma simples de arrecadar recursos que são destinados para a continuidade do próprio trabalho. Por isso, a Rede-Luz Palmas já está pensando em outras oportunidades para fazer mais uma edição da Campanha Pela Paz na cidade.