Em resposta ao crescente número de migrantes venezuelanos em território colombiano, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) vem trabalhando cada vez mais para atender às necessidades básicas daqueles que decidem deixar seu país de origem para fugir da crise política, econômica e social.

De acordo com os dados divulgados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), cerca de 1,1 milhão de venezuelanos atravessaram as fronteiras e migraram para a Colômbia, que atualmente é o país que mais recebe esses migrantes e refugiados. A maioria deles chega a pé até a cidade de Cúcuta, que fica na fronteira com a Venezuela.  Sem ao menos saber para qual destino seguirão, todos têm o mesmo desejo: uma nova oportunidade de vida mais digna.

E é nesse cenário que os missionários da Fraternidade – Missões (FMHI) atuam para prestar auxílio aos irmãos necessitados. Recebem os caminhantes nos pontos de apoio e ali prestam os primeiros socorros, ajudam na alimentação, oferecem descanso e apoio psicológico. Um trabalho realizado em conjunto com outras organizações parceiras.

No vídeo, você conhecerá a história de Humberto Riaño, um colombiano que foi à Venezuela para passar um período de férias e acabou ficando por 35 anos. Por causa da crise, também teve que deixar o país que se tornou o seu lar.

Assim como a história de Humberto, muitas histórias estão sendo escritas ao longo desses caminhos e tempos de migração. Os missionários estão prontos para oferecer ajuda e atenção aos que hoje estão sofrendo.

E você? Está disposto a caminhar ao lado dos refugiados, em fraternidade, auxiliando-os a se reerguerem? Conheça a Missão Colômbia e saiba como fazer parte dessa obra.