Toda vez que há um corte de energia, nos perguntamos o que aconteceria se um dia não tivéssemos mais esse tipo de serviço. Percebemos que nos tornamos, como humanidade, muito dependentes da eletricidade, que mantém tudo “funcionando”. Isto nos leva a pensar em fontes alternativas de energia que não só nos proporcionem uma solução prática, mas também nos levem a um caminho de autossustentabilidade e maior consciência da situação planetária atual, que nos chama a colaborar com o equilíbrio ambiental e a aproveitar o que universo nos oferece. Neste caso, estamos falando de energia solar.

Na Comunidade-Luz da Irmandade, em Córdoba, Argentina, aspira-se, como em todas as Comunidades-Luz, poder implementar este tipo de energia alternativa tanto quanto possível.

Bomba de água

O clima da região onde está localizada é seco durante a maior parte do ano (as chuvas ocorrem mais no período de verão), e ali não chega o serviço de abastecimento de água das cidades, de modo que a água se torna um elemento valioso e indispensável. Para o abastecimento correto e equilibrado deste elemento essencial, cada área da Comunidade-Luz  tem um poço que fornece água para consumo humano e irrigação das plantações, além de tanques de reserva para suprir essas necessidades básicas em momentos de emergência.

A fim de otimizar o serviço de abastecimento de água, foram realizadas experiências muito inovadoras e benéficas no que diz respeito à extração da água de poço e ao aquecimento da água que abastece as casas.

Bomba de água

Em primeira instância, três aquecedores solares de água foram instalados em 2019 na área chamada “Hermandad 2”, que é um sistema de aquecimento de água que utiliza energia solar para esse fim. Cada um tem capacidade para 350 litros e fornece água quente para seis banheiros. Os aquecedores de água foram colocados nos telhados dos quartos onde recebem os raios solares e, em caso de tempo nublado, a água permanece quente por aproximadamente dois dias. Este tipo de sistema também tem a opção de usar eletricidade como alternativa, no caso de haver muitos dias sem sol. 

Aqui vemos como benefício a capacidade de armazenamento de água nos tanques como reserva e a economia de energia, além do fato de não haver dependência de nenhuma empresa para o fornecimento deste elemento.

Bomba de água

Numa segunda instância, também na área de “Hermandad 2”, uma bomba foi instalada em 2021 para extrair água de poço alimentada por energia solar através de painéis solares, bem como os aquecedores de água. Os painéis foram colocados no teto da casa principal, por ser um espaço que recebe o sol amplamente e onde ficam mais resguardados e acessíveis. Este mecanismo consiste em uma bomba de água normal composta por um motor e um rotor para bombear do poço, mas o que varia é o tipo de energia com que é alimentada, que vem dos raios solares captados pelos painéis.

Um detalhe importante é que esta bomba, com pouca energia solar, já começa a funcionar e, no caso de ser acionada com energia elétrica, funciona com baixa tensão a partir de 90V e suporta uma sobrecarga de até 300V, evitando que queime facilmente devido às oscilações na tensão.

Entre suas características, cabe mencionar que este sistema possui desligamento automático caso o nível das águas subterrâneas baixe muito e, além disso, pode bombear até 25.000 litros de água por dia em sua potência mínima.

Bomba de água

Ajshalom, residente da Comunidade-Luz e coordenador da área de H2, comenta: “Eu não vejo nenhuma desvantagem, apenas vantagens. Economizamos energia, combustível, não dependemos de cortes de energia para que as coisas funcionem. E como a Comunidade tem tanques de reserva de água, podemos passar dois ou três dias sem sol e ainda teremos água suficiente armazenada para atender nossas necessidades básicas.

Ele conclui: “Já recebemos avisos de que, em algum momento, não poderemos mais contar com energia elétrica. A energia solar está aí, disponível, e devemos continuar com essa mentalidade de implementá-la mais. Sabemos que tudo no planeta está muito instável e que essa situação está se agravando a cada dia. Nossa intenção é continuar investindo neste tipo de energia para que tudo continue em pleno funcionamento apesar dessas instabilidades”.

Deixamos o leitor com este impulso de aprofundar no uso de energias alternativas, sabendo que o planeta nos oferece tudo o que precisamos. Somente devemos dar um passo na conscientização para, assim, podermos colaborar com soluções práticas para o equilíbrio do meio ambiente.

Bomba de água