Na área do Reino Animal, a Comunidade-Luz Nova Terra, filiada à Fraternidade Federação Humanitária Internacional (FFHI), cuida de mais de 150 animais, entre cães, vacas, cavalos, porcos, gansos, patos, galinhas e gatos. Essa quantidade de animais a uma certa altura, colocou um dilema aos residentes da Comunidade-Luz: o que fazer com tamanha quantidade de dejetos que são produzidos por eles diariamente.

Surgiu a questão da contaminação do solo e das águas e por isso, deu-se início à busca por alternativas conscientes e sustentáveis para esta situação. “Através de indicações encontramos o grupo Taboa Engenharia, que se tornou nosso parceiro nesta empreita. Foi visto junto com seus integrantes que a instalação de um biodigestor seria o ideal para o nosso contexto”, contam.

Base para a instalação do biodigestor

O modelo do biodigestor escolhido possui um sistema muito completo pois ali se colocam os dejetos dos animais, que passam por uma fermentação anaeróbica sem risco de contaminação do solo, da água e nem das pessoas. Essa fermentação gera um gás, chamado biogás, que é canalizado até um fogão apropriado e é utilizado como combustível para o cozimento dos alimentos dos cães, na cozinha do Reino Animal.

Além disso o biodigestor gera um subproduto durante a fermentação que é a própria matéria orgânica fermentada, transformada em um biofertilizante muito rico, próprio para irrigação de jardins e hortas.

Processo de instalação

Porém, a tarefa ainda não está concluída, ainda há a necessidade cuidar da água usada para a lavagem diária dos canis. “Temos o projeto de canalizar esta água para jardins filtrantes compostos com plantas aquáticas que possuem raízes filtradoras que, em seguida, iria para um círculo de bananeira para completar sua purificação e, aí sim, poder ser reabsorvida pelo solo”, explicam os residentes da Comunidade-Luz.

Instalação do biodigestor

“Seguimos nos esforços para que a natureza sofra menos impactos, cuidando dos Reinos como um todo, do início ao fim. Para aqueles que sentem colaborar com a expansão do tratamento da nossa água e do esgoto podem entrar em contato conosco através do whatsapp: (21) 99257-5844”, convidam.