O Absoluto está em toda parte

O Absoluto está em toda parte, mas para se estar diante da verdadeira Presença é preciso ingressar em âmbitos centrais.

Ouça o áudio de Trigueirinho sobre o tema icone-audio

A perseverança é uma importante chave

A perseverança é uma importante chave para quem se reúne ao contingente dos grupos internos, mantendo-se sempre em prontidão para agir quando a Lei o chamar. Aprofunda sua destreza no manejo dos instrumentos, de modo que de olhos fechados pode reconhecer o alvo a ser atingido, pois os verdadeiros sentidos que o guiam não se deixam tolher e percebem além do mundo concreto. Quando o ser exprime essas características, ele está recebendo, de modo especial, a irradiação da linhagem hierárquica dos guerreiros. A excelência de sua arte é erigida quando vence a si próprio. Atua por palavras e gestos, e esses rituais são seus primeiros mestres, no começo de uma série de ensinamentos que receberá ao longo de sua trajetória interna.

Um guerreiro

Um guerreiro, segundo o que aqui está sendo apresentado, é um estado de consciência instalado nos níveis internos do ser. Beleza e harmonia revelam-se nos seus movimentos quando ele é batizado pela nobreza do fogo. A reverência pela luz é então despertada nos corpos de que dispõe, e ele passa a ter a união com a Hierarquia como escudo protetor.

As escolas dos mundos supramentais abrem suas portas não ao soberbo ou ao vaidoso, mas àquele que da humildade conseguiu retirar as lições que o farão senhor de si mesmo. Quantos têm a crença vã de que são os regentes de seus próprios passos, quando na verdade são fantoches das forças involutivas que habitam seus corpos…

A consagração do ser

A consagração do ser é essencial para que ele comungue com os grupos internos e para que receba dos Instrutores a palavra de vida, que não é expressa em vocábulos terrenos, mas é a pura luz que ele encontra no centro de si mesmo. Todavia, sem que se rompam as cadeias que prendem sua consciência ao âmbito individual, permanecendo restrito às suas possibilidades humanas, ele não consegue captar as torrentes renovadoras que afluem desse centro. Há um tempo para que certos estados sejam superados; a serena paciência unida à firme decisão de ir além são bálsamos que cicatrizam feridas abertas, permitindo que uma energia sã se instale nos corpos, sejam estes externos ou sutis.

Linhagens de evolução

No Homem Perfeito encontram-se amadurecidos os aspectos das várias linhagens de evolução disponíveis ao Reino Humano. Assim, quando o silêncio o chama, emerge nele a vida contemplativa. Quando um brado de luta é soado, traja-se de guerreiro e, em prontidão prossegue. Quando os impulsos cósmicos cortam os ares em direção a núcleos receptores, todo o seu ser reluz na pureza e transparência de um espelho. Quando a Lei penetra os níveis de manifestação, inspirando os padrões que devem ser reconhecidos e vividos, ele acorre a ela e entrega-se, para que possa ressurgir como governante. Quando a essência deve tocar a consciência e a vida das partículas, nasce em si o sacerdote, e encaminha a matéria ao encontro da luz. Quando a sabedoria bate às portas da consciência e tenta penetrá-la, esse Homem Perfeito manifesta-se como profeta e delineia nos éteres o porvir. Quando o pulsar cósmico se acerca da forma e esta tem de ser preparada para acolher sua dinâmica, esse Homem revela-se um curador, e afina os instrumentos para que o Grande Músico faça soar sua melodia.

Texto extraído do livro de Trigueirinho: “O Visitante” (p. 89, 90,91,92,93).
Áudio completo em: Conversas com Trigueirinho nº 418

 

Sol Mar Batismo Fogo