Nos últimos meses, a Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora deu um grande impulso para viabilizar a comunicação via rádio, instalando antenas e equipamentos necessários para o seu bom funcionamento entre as áreas da Comunidade e planejando a comunicação, no futuro, entre as Comunidades-Luz e os radioamadores do mundo.

Sistema de Comunicação na Comunidade-Luz Fraternidade Aurora

Instalação do sistema de radioamador na Comunidade-Luz

“A instalação deste sistema foi dividida em três etapas. A primeira e principal delas foi realizada em vários pontos-chave nas três áreas da Comunidade-Luz, que permitem a comunicação dentro e entre elas. A segunda foi a instalação de uma estação fora da comunidade, na casa de um colaborador, para qualquer emergência. E a terceira etapa, ainda não concluída, é ativar uma estação na área R3 que permita a comunicação com as principais comunidades da obra e com radioamadores de outros países”, diz Wanderley Freitas, um radioamador brasileiro com mais de 30 anos de experiência, que fez parte desse procedimento.

Sistema de Comunicação na Comunidade-Luz Fraternidade Aurora

Wanderley Freitas orienta a Comunidade-Luz sobre o uso ético do radioamador

As estações serão movidas a energia solar e podem operar em tempestades, quedas de energia e outras catástrofes que impossibilitam o uso do telefone celular. Atualmente, esse tipo de comunicação já está em funcionamento entre as três áreas em um raio de vários quilômetros.

O rádio, quando instalado com a finalidade de comunicação global, permite o contato, sem nenhum custo, com uma grande rede de radioamadores estabelecida em todo o mundo, os quais, através do trabalho altruísta, têm um papel importante no auxílio em catástrofes e acidentes. O principal objetivo que está sendo trabalhado é a comunicação entre as comunidades-luz, que nos permitirá manter a unidade nos tempos vindouros.

Sistema de Comunicação na Comunidade-Luz Fraternidade Aurora

Aprendendo a operar os rádios de acordo com a legislação

Maurício, um dos radioamadores habilitados da Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, conta que “as estações de rádio possibilitam a comunicação e a cooperação abnegadas, não apenas entre os grupos de serviço organizados por esta obra, mas também com outras Comunidades-Luz e outros lugares do mundo.”

Em fevereiro de 2020, foi realizada uma palestra por Wanderley Freitas para orientar a Comunidade-Luz  sobre o uso ético e consciente desse importante meio de comunicação. Ele comenta: “este sistema, além de todos os benefícios que apresenta, também nos ensina a ‘ouvir’. Está educando-nos para que o outro termine de falar antes de poder responder. Para falar na hora certa.”

Uso do rádio  para promover solidariedade e serviço desinteressado

A maioria dos membros desta Comunidade-Luz está se preparando para o teste que os qualificará para radioamadores, o que lhes permitirá operar os rádios obedecendo a legislação e promovendo solidariedade e serviço desinteressado para aqueles que mais precisam.