O reaparecimento da arte

Árvore FlorHá um trabalho a ser desenvolvido pelo homem da superfície da Terra na interação do espírito com a matéria, por meio do que chamamos arte. Porém, é tão grande a deturpação hoje existente nesse setor, que só uma consciência encarnada com profundo contato interno e sob a inspiração superior poderia propiciar condições para esse trabalho emergir com pureza para transmutar o que os homens carregam como ilusões com relação à expressão artística.

O reaparecimento da arte genuína será de grande importância para a consolidação de vínculos de serviço do Reino Humano com níveis superiores de consciência. Um trabalho como esse encontrará campo fértil para seu desenvolvimento na Terra futura, quando a humanidade estará mais isenta de preconceitos e a cândida árvore da pureza poderá florescer mais facilmente.

Ouça o áudio de Trigueirinho sobre o tema icone-audio

Transformação

É importante abordar esses pontos, pois, quando tais assuntos são acolhidos sem resistências, cria-se na consciência individual e na coletiva uma receptividade que facilita a manifestação dos novos tempos. Todavia, essas transformações estão sendo atualmente apenas preparadas. Elas somente serão realidade visível após a transformação global pela qual o planeta passará.

O surgimento da nova arte está intimamente ligado ao de um novo observador. Sem que a percepção interna esteja despertada, possibilitando ao ser captar de níveis profundos a energia de harmonia e beleza, essa arte permanece ocultada pelos vícios e hábitos da mente e dos sentidos.

Até que essa coligação com os níveis profundos de consciência esteja estabelecida de maneira estável, o indivíduo permanece remanejando técnicas, instrumentos e processos de manifestação de forças e energias, e erroneamente dando ao fruto da sua experiência o nome de arte. Na realidade, a arte, pura e genuína, só poderá ser expressa pelo homem após ele ter ingressado em um estágio de consciência mais sutil.

A nova arte manifestará em obras o impulso da Hierarquia Espiritual, e tais obras exercerão influência nos diversos níveis de consciência do planeta, não só nos externos. A execução de um trabalho assim traz resultados superiores, em qualidade vibratória, a outro que tenha critérios menos rigorosos. Uma obra inspirada espelha uma ordem interior que a difere das que são meramente humanas. Por si só, ela já é uma importante contribuição para o padrão energético do planeta e para a matéria que o compõe, repercutindo nos átomos que formam os diversos corpos nele presentes.

A Natureza

A Natureza sempre exprimiu harmonia e beleza; porém, quanto mais ampla se torna a consciência do ser que a observa, mais se aprofunda o relacionamento dele com tudo que o cerca. Um indivíduo que verdadeiramente abdicou do livre-arbítrio está em permanente mutação, sempre se elevando para melhor servir e revelar o Plano Evolutivo. A materialização de uma obra inspirada propicia silenciosamente às camadas mais concretas da existência o contato com energias superiores.

A verdadeira arte necessita da energia criativa fluindo sem empecilhos; não pode emergir quando o fluxo dessa energia está limitado por formas cristalizadas, que já cumpriram a sua função e estão ultrapassadas, ainda que se apresentem sob a capa de arte contemporânea. Portanto, as transformações necessárias para o aparecimento de uma nova arte não dizem tanto respeito ao meio pelo qual ela se apresentará, mas sim ao nível de consciência e de observação de quem a exprime.

 

Texto extraído do livro: “O Nascimento da Humanidade Futura”, de Trigueirinho. (Pg: 67,68,69,70,71).
Áudio completo em: Conversas com Trigueirinho nº 265

 

Céu praia pássaros arte