Desde o início da manifestação do Centro Planetário* de Aurora, localizado em Paysandú, Uruguai, o grupo da Rede-Luz Argentina Centro e Sul vem colaborando na tarefa de apoio e sustentação do local. Ao longo dos anos, a tarefa assumiu diferentes frentes de trabalho e o grupo permanece até hoje realizando ritmos nas instalações do Centro: a Comunidade-Luz Fraternidade, Casa Redención e o Centro Mariano de Aurora.

*Vórtice que canaliza para a Terra as energias e os impulsos emanados do Logos planetário, do Logos solar ou de fontes cósmicas mais amplas. Os centros planetários são pontos focais de energia universal no planeta, pois atuam com base em planos supramentais. Permitem à luz permear os diversos níveis da vida terrestre e conduzem-nos à meta que devem atingir (…) – do livro Glossário Esotérico – de Trigueirinho – pg. 59.    

As viagens dos colaboradores argentinos para Aurora acontecem de diversas formas, mas de alguns meses para cá, a tarefa ganhou nova estrutura e passou a chamar-se “Argentina em Aurora”. O objetivo é promover e organizar a integração de irmãos para viagens em grupo já com uma pauta de trabalho estabelecida. “Fomos aprendendo que o ato de sustentar uma Comunidade-Luz é uma tarefa que não depende somente de doações financeiras, mas também da presença física e fraterna”, disse Gladys Romero, coordenadora da Rede-Luz Argentina.

Para ajudar nas atividades, o grupo mantêm uma secretaria da Rede-Luz Argentina especialmente dedicada à Aurora, que funciona na cidade de Buenos Aires, e que tem como tarefa concentrar as energias, facilitar aos colaboradores a organização das viagens e reunir as doações que serão enviadas.

Rede-Luz Argentina
A Rede-Luz Argentina é formada por três regiões: Norte, Centro e Sul.
A Secretaria dedicada à Aurora, “Argentina em Aurora”, organiza as atividades dos grupos Rede-Luz da Argentina Centro (Buenos Aires) e  Sul (Patagonia). Estes dois grupos dão apoio a Comunidade-Luz da Fraternidade e ao Centro Mariano de Aurora. Já a Rede-Luz Argentina Norte apoia a Comunidade-Luz da Irmandade e o Centro Mariano do Espirito Santo, ambos localizados em Córdoba.

Ritmos mensais
As viagens da “Argentina em Aurora” são realizadas atualmente uma vez ao mês, e programadas segundo o calendário da Comunidade-Luz, as pautas de oração da Rede-Luz e dos eventos das peregrinações dos Mensageiros Divinos.
“Escolhemos sempre um final de semana, para que as pessoas que trabalham possam participar. Mas a possibilidade dos irmãos ficarem por mais tempo na Comunidade-Luz sempre está aberta”, explicou Gladys.

As convocações das viagens são feitas para todos os integrantes da Rede-Luz Centro e Sul Argentina, e a partir daí as pessoas começam a confirmar sua ida e as formas de transportes que utilizarão, como ônibus ou carros particulares.

“Esta tarefa das viagens para as Comunidades-Luz tem mudado ao longo do tempo, e isso é muito bom, porque ao ocorrer a mudança, a proposta se renova constantemente e os colaboradores sentem isso. A proposta das viagens ‘Argentina em Aurora’ é oferecer aos colaboradores a oportunidade de planejar sua própria viagem, alguns permanecendo por mais dias, outros se alojando em hotéis próximos da Comunidade. Sentimos que cada um vive esta viagem na medida certa”, comentou Gladys.

Tarefas
Durante o período da viagem, o grupo participa de momentos de sintonia e oração e colabora com diversas tarefas práticas na Comunidade-Luz, como pintura, harmonização dos ambientes, jardins, entre outras. As atividades tem a participação de residentes da Comunidade e de monges da Ordem Graça Misericórdia.

Para facilitar o trabalho relacionado às tarefas práticas, a Secretaria da Argentina dedicada à Aurora entra em contato com a Secretaria da Comunidade-Luz algumas semanas antes da viagem e organiza tudo em função das necessidades do momento.

“Se está sendo necessário pintar um espaço, a equipe da ‘Argentina em Aurora’ organiza as doações para comprar materiais, o grupo de irmãos que participarão e os dias necessários para cumprir a tarefa”, explicou a coordenadora.

A última viagem do grupo foi no mês de junho e durou três dias. A principal tarefa prática foi pintar e harmonizar a Casa de Hospedagem de R2. Para isso, o grupo arrecadou recursos para a compra dos materiais necessários para a tarefa, e também levou doações de velas, incensos, roupas para os residentes e ajudou na compra de uma hidrolavadora.

A próxima viagem da “Argentina em Aurora” ocorrerá no primeiro final de semana do mês de agosto, de sexta-feira dia 4, a domingo dia 6, onde o grupo participará da Maratona da Divina Misericórdia. Como tarefa está programada a colaboração na compra do toldo de um veículo da Comunidade e a harmonização do Jardim do Portal da Paz.

“Os resultados destas viagens tem sido muito positivos e tem promovido uma renovação na tarefa de sustentação da Comunidade. Entendemos que sempre temos que encontrar formas de renovar nossos votos de serviço junto às Comunidades-Luz, e estas viagens tem sido de grande ajuda para isso”, finalizou Gladys.

Informações sobre “Argentina em Aurora”, com Gladys ou Tabor:
argentinaenaurora@casaredencion.org
argentina@fraterinternacional.org