Neste terceiro e último vídeo da série gravada durante o curso “Dinâmica dos Ecossistemas Naturais e os Princípios da Agricultura Sintrópica”, o agroecólogo Isaías Reis destaca um pouco da sua experiência pessoal e profissional. Ele ressalta o impacto da primeira visita à Comunidade-Luz Figueira, em Carmo de Cachoeira, Minas Gerais (Brasil), local onde o curso foi ministrado.

Foi a minha primeira conexão com o trabalho socioambiental”, diz ele, que é graduado em Gestão Ambiental e pós-graduado em Agricultura Orgânica. A experiência em Figueira levou Reis a uma grande reflexão e ao trabalho na área ambiental em organizações não governamentais.

Com formação em Agrofloresta pela Embrapa, Isaias Reis é agricultor familiar e também coordenador da Rede Luz Planetária – Cravinhos (SP) que, assim como a Comunidade-Luz Figueira, é filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

Reis ainda destaca no vídeo os ensinamentos de José Trigueirinho Netto, fundador de Figueira, que deu origem à Fraternidade, sobre os reinos animal, vegetal e mineral, além de apontar como a agricultura sintrópica está recuperando a área, onde foi ministrado o curso, antes bastante degradada.