“A agricultura sintrópica é regenerativa. Quando estamos fazendo agricultura, estamos mantendo uma bela paisagem, uma expressão dos reinos mineral, vegetal e animal. A agricultura sintrópica propicia a evolução de todos os reinos, não apenas o cultivo de alimentos para o nosso sustento.”

A explicação é de Isaías Reis, agricultor familiar agroecológico com formação em Agrofloresta pela Embrapa, que recentemente ministrou o curso “Dinâmica dos Ecossistemas Naturais e o Princípios da Agricultura Sintrópica” na Comunidade-Luz Figueira, localizada em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais (Brasil), e filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

A agricultura sintrópica é um sistema que une culturas diferentes, como frutas e hortaliças, em uma mesma área, mantendo ainda grande parte da vegetação local e, desta maneira, colaborando para preservar o meio ambiente. Em regiões degradadas, ela garante a recuperação das áreas. Muito importante: a produção de alimentos é totalmente limpa, livre de agrotóxicos.

Conheça um pouco mais sobre a agricultura sintrópica numa série de três vídeos de um minuto cada um, que registram uma pequena parte do curso ministrado pelo agroecólogo Isaias Reis e fique atento para não perder suas próximas aulas. O primeiro vídeo você está acompanhando hoje. Os outros dois serão publicados nos próximos dias.