Uma imponente imagem da Virgem Maria sobre uma estrutura com fonte de água localizada na entrada da Casa Nossa Senhora dos Pobres, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil, deu as boas-vindas aos peregrinos que chegaram das cidades de Belo Horizonte e de São Paulo. Abaixo da imagem, tem uma potente fonte que resultou música para os ouvidos e paz para a mente deste grupo. Os peregrinos acompanhados por residentes da cidade de Carmo da Cachoeira, membros da Comunidade-Luz Figueira e do monastério da Ordem Graça Misericórdia participaram do encontro para orarem juntos, entre outros motivos, pelo novo ciclo que se inicia com o ano 2019.

“Sou a Senhora das águas e com elas dissipo os males deste mundo através da luz que emana fisicamente dela” (Mensagem da Virgem Maria de 17-07-2016)

Assim, no domingo dia 20 de janeiro, a Casa Nossa Senhora dos Pobres abriu suas portas para as atividades que iniciariam o novo ciclo do ano de 2019.

Os primeiros a serem recebidos foram este grupo de peregrinos, entre os quais se encontravam Filhos de Maria e grupos de oração que, com esta visita, fecharam o roteiro, o último dia de um final de semana que contemplou a trajetória pautada pelo Centro Mariano de Figueira nos locais sagrados da Colina das Aparições e da Casa Nossa Senhora dos Pobres.

Chaves Espirituais

De acordo com o expressado por Madre Ana Catalina, da Ordem Graça Misericórdia, coordenadora deste espaço e diretora dos Filhos de Maria, as atividades assinaladas para esta Casa pela Virgem são: “orar e ensinar a orar”, “chaves espirituais” que tocariam muitos corações ajudando-lhes a transformarem suas vidas, acrescenta a Madre.

A manhã transcorreu entre orações e cantos que levaram os presentes a momentos de introspecção. Esta etapa culminou com a comunhão.

Posteriormente, distribuídos em equipes, saíram em caravana de carros para diferentes setores da população de Carmo da Cachoeira, com o propósito de visitar famílias e oferecer uma oração, manifestando desta maneira, o pedido da Virgem de receber peregrinos e “ir ao encontro das famílias”.

Tocando Corações

Com muito entusiasmo, as equipes de trabalho se mobilizaram até as moradias de famílias que foram escolhidas. E também com entusiasmo foram recebidos. Tal foi o caso da família da senhora Expedita Miranda Martin, para citar uma. Sua casa está localizada no setor denominado Praça Esporte, no centro da cidade de Carmo da Cachoeira. Lá, Expedita, a guia da família, convidou amorosamente seus filhos presentes para orar juntos.

“Fico cheia de alegria cada vez que estes grupos vêm rezar em minha casa, eu peço por minha família, filhos, netos. Tenho o costume de rezar diante do meu altar, às vezes sozinha, mas quando eles vêm a casa fica mais iluminada (risos), e ainda que não acredite, os problemas se resolvem, porque é como se para todos, as orações lhes chegassem ao coração. Por mim, que venham sempre”, expressou a senhora Expedita enquanto mostrava seu altar.

Casa Nossa Senhora dos Pobres

“Gostaria que esta fosse a casa das almas pobres, onde elas pudessem encontrar o alimento da oração para seus espíritos, e ao mesmo tempo, o reencontro com o amor” (Mensagem de Maria, Rosa da Paz, de 9 de fevereiro de 2017)

Consagrada em fevereiro de 2017, esta Casa, que faz parte da Associação Maria, desde então não parou suas atividades. Para o desenvolvimento dessas atividades, estrategicamente foram criadas duas vias. Em primeiro lugar, têm suas orações diárias com um horário estabelecido pela Casa, apoiando também a Oração pela Paz nas Nações a partir dali e através da Internet. Além disso, realizam um movimento organizado para bairros muito humildes para convidar as famílias a compartilharem a oração na sede e oferecem veículo para transporte ao local.

Segundo a Madre Ana Catalina, a resposta é sempre positiva e “senhoras muito devotas” aceitam ir até a Casa e compartilhar a oração de uma maneira ecumênica. A estrutura da Casa inclui salas organizadas para o desenvolvimento das atividades. Assim, é possível estar frente a distintas faces da Virgem em uma acolhedora sala, ou permanecer na sala de oração em contemplação individual ou em trabalho grupal.

Em segundo lugar e por outro lado, vão até suas casas ensinando-os e incentivando-os a orarem em família, e a que tenham seu altar. E quanto a isso, a equipe mantém um acompanhamento constante.

Trabalho em conjunto

Estas duas vias de trabalho correm paralelas ao recebimento dos Filhos de Maria que chegam em visita e peregrinos que se dirigem ao Centro Mariano e que primeiro fazem presença nesta Casa. “Apoiamos o Centro Mariano de Figueira no recebimento de peregrinos e trabalhamos juntos com a Casa Luz da Colina, que com o serviço social que realiza, nos fornece os dados para realizarmos um primeiro contato com famílias potencialmente orantes”, explica a coordenadora da Casa.

Se deseja mais informações ou para fazer parte desta experiência, entre em contato com:

Celular: (+55) (35) 9984-0987

Telefone Fixo: (+55) (35) 3225-3109

secretaria.nspobres@associacaomaria.org