A Casa Esperança, Clínica Veterinária & Centro de Castração, que faz parte da Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), realizou um mutirão de castração de cães e gatos do município de Carmo da Cachoeira – MG com o apoio de diversos voluntários e colaboradores da instituição, professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Sul de Minas.

O  serviço, ofertado sem custo para a comunidade, foi destinado a animais domesticados e abandonados nas ruas, também teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da castração que além de evitar que nasçam mais animais, ao serem esterilizados, eles têm menos vontade de perambular pelas ruas e, portanto, diminui a chance de serem atropelados ou maltratados. Ficam mais caseiros, deixam de brigar e, assim, correm menos risco de contrair e disseminar zoonoses.

O médico veterinário Luiz Renato Delgado, que atua como voluntário na Casa Esperança há mais de quatro anos, esclarece sobre os benefícios da castração: “Evitam que as cadelas engravidem e tenham complicações no parto, adquiram doenças sexualmente transmissíveis, desenvolvam uma maior probabilidade de câncer de mama e infecções uterinas. Já os machos, podem ter problemas prostáticos e câncer nos testículos e, possuir doenças sexualmente transmissíveis”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães.

“Acho muito importante dar às pessoas que não tem condições, uma oportunidade de castrar ou levar o animal para uma consulta. Atualmente temos uma população de animais de rua em sofrimento, com fome e doentes. A castração consegue diminuir essa situação”, ressalta o médico veterinário.

A retomada dos Mutirões

Em função da pandemia, a Casa Esperança teve que suspender diversas atividades, com o retorno do mutirão, a médica veterinária, Yasmin Freire, pôde participar pela primeira vez e reafirmou a importância dessa ação: “Já fazia um tempo que não havia castrações aqui, e podemos ver o reflexo disso com a quantidade de cachorros e gatos nas ruas. Eles são animais que têm uma grande taxa de proliferação. Um dia você tem uma fêmea e no outro, você tem uma fêmea e 10 filhotes.  Sobre os serviços oferecidos pela instituição, Yasmin destaca: “ É isso que a Casa Esperança faz, ajuda quem já está ajudando na comunidade, ou seja, as pessoas que resgatam e cuidam dos animais”.

Aprendendo na prática

Esse projeto é também um meio para capacitar e incentivar os estudantes para a prática cirúrgica do dia a dia. O estudante Tiago Morais falou sobre o projeto: “Eu, como estudante de Medicina Veterinária, queria muito essa oportunidade para que eu pudesse contribuir e fazer com que os animais tenham uma vida mais saudável, longe de dor e sofrimento. Estou muito grato por ter participado e espero sempre estar em busca de novos conhecimentos para dar o meu melhor a todos eles”.