A Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI) está ampliando o trabalho de ajuda humanitária na Colômbia, país sul-americano que mais recebe refugiados e migrantes venezuelanos em fuga da crise político-econômica que tem castigado a Venezuela nos últimos anos. Em junho, a Fraternidade começou a fazer parte do Grupo Interagência sobre Fluxos Migratórios Mistos (GIFMM Bogotá) e, desde então, tem participado de missões com as demais instituições que fazem parte do GIFMM com a finalidade de levantar informações sobre as necessidades de refugiados e migrantes que chegam à Colômbia.
Missões Humanitárias

Priscila Vasques Helcias, coordenadora da Missão Colômbia Humanitária, da Fraternidade, explica que a primeira ação de cooperação internacional foi a de reconhecimento de um trecho de uma das rotas migratórias mais utilizadas pelos venezuelanos. De 17 a 19 de julho, um grupo formado por representantes de todas as agências percorreu cerca de 210 quilômetros, entre a região da fronteira da Venezuela com a Colômbia até a cidade de Bogotá, capital colombiana, para levantar perfis dos caminhantes, como também é conhecida essa população em fuga; suas necessidades; e os riscos que correm durante o trajeto.

Participaram do levantamento representantes de instituições como a Organização Internacional para Migrações (OIM), o Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Cruz Vermelha Colombiana, a Fundação PLAN, o Conselho Norueguês para Refugiados, a Organização Bethany e a WORLD VISIÓN. “Espero que esta missão proporcione o início de uma união fraterna entre as agências participantes, as administrações locais e a sociedade civil, para que juntos possam suprir as carências e evitar os riscos identificados”, diz Hermann Cote Bieler, voluntário da Fraternidade, que fez parte da missão.
“As informações levantadas serão utilizadas para a realização de uma avaliação da resposta humanitária que está sendo dada pelas instituições e setores da sociedade civil aos refugiados e migrantes”, diz a coordenadora da Fraternidade na Colômbia. A Fraternidade, anteriormente, já havia percorrido uma parte desse mesmo trecho e identificou a existência de apenas um abrigo destinado aos caminhantes, o que fez com que sugerisse um apoio mais imediato para o alojamento.

O resultado dessa missão do GIFMM Bogotá será divulgado em breve. Dois relatórios estão sendo elaborados: um deles será destinado às administrações regionais dos locais visitados, mostrando a situação atual e dando sugestões para o atendimento a refugiados e migrantes; e o outro será apresentado ao GIFMM Nacional, às agências internacionais de ajuda humanitária e às instituições locais e nacionais, com o objetivo de impulsionar uma resposta operacional para as necessidades prioritárias identificadas na missão. Os relatórios serão entregues até 31 de julho e a apresentação deles será feita em sessão ordinária do GIFMM Bogotá no dia 1 de agosto.