A Comunidade-Luz Nova Terra, uma unidade do Núcleo de Serviço Crer-Sendo, filiado da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, realiza nova Vivência Missionária – série de atividades que capacitam as pessoas para as missões humanitárias, que a cada dia são mais relevantes, diante da crescente crise migratória mundial. Nesta Vivência, de 31 de maio a 2 de junho, os participantes aprendem noções de bioconstrução e ajudam a construir uma casa com bambu e barro, durante dois dias do evento.

“Em muitas situações emergenciais, os missionários precisam construir suas próprias moradias, com materiais disponíveis na natureza, e também ensinar essas técnicas às pessoas para as quais levam ajuda. Dessa maneira, esse é um aprendizado muito importante”, diz Maurício Guidetti, um dos três coordenadores da Nova Terra.  A oficina de bioconstrução será conduzida por Daniel Mujali, também engenheiro agrônomo e com mais de 20 anos de experiência nesse tipo de edificação.

Essa é segunda Vivência no vale verde da Gamboa, entre as montanhas da Serra do Capim, em Teresópolis (RJ), onde a Nova Terra está sediada. Além de erguerem uma casa e apreciarem as belezas locais naturais nas caminhadas organizadas para o grupo, os participantes também aprendem a prevenir incêndios e a sobreviver em condições inóspitas, entre outras atividades, informa Guidetti.

A primeira Vivência realizada na Nova Terra aconteceu recentemente, em fevereiro. O curto espaço de três meses mostra que a população do Estado do Rio de Janeiro, especialmente os jovens, está cada vez mais consciente da importância de cuidar do próximo.

Outro exemplo desse engajamento no Estado foi o sucesso da primeira jornada Juventude Missionária Pela Paz, organizada no último fim de semana (25 e 26 de maio) na Casa Cristo do Bem, no bairro Rio Comprido, na capital fluminense, em parceria com a Fraternidade. Confira abaixo!

A Nova Terra é conhecida pelo trabalho de adoção de crianças e adolescentes realizada pela criadora e fundadora do espaço, Pama, mas sobretudo pela transformação que conseguem, desde a convivência entre irmãos, o serviço amoroso ao Reino Animal, o cuidado do meio ambiente, além de outras atividades.