De 8 a 10 de julho foi realizado o terceiro Encontro de Missões Permanentes nas Comunidades Qom na região do Chaco, na Argentina. Participaram membros da Rede-Luz Argentina, colaboradores e monges da Ordem Graça Misericórdia.

chaco_3encontro_atendimento_julho_2016Os membros da Rede-Luz Argentina vieram de diferentes localidades, como Corrientes, Córdoba, Formosa, Missões, Salta e Tucumán. Esta equipe juntou-se ao grupo Rede-Luz local da cidade de Resistência e a mais seis colaboradores voluntários.

No dia 8 o grupo se instalou na Casa de Retiro Jesus de Nazaré onde foi trabalhado a seleção de roupas, mercadorias e a distribuição de diversas tarefas.

chaco_3encontro_musica_julho_2016No sábado, dia 9, a atividade foi em uma Comunidade Qom da localidade de Tirol, onde o grupo se reuniu com servidores da Paróquia São José para preparar o desjejum das crianças. Depois foram realizadas várias atividades, como lavagem de cabelos, remoção de piolhos, serviço de cabeleireiro, jogos e cantos. Foi realizada também uma importante tarefa de serviço em odontologia e próteses dentárias, já que a comunidade é muito carente nesta área. Vários cães também receberam atenção do grupo, foram vacinados e desparasitados.

chaco_3encontro_corte_cabelo_julho_2016

No domingo os trabalhos foram realizados em uma comunidade Qom de Costa Ine, a 40 quilômetros da cidade de Resistência. Lá os missionários ajudaram em reformas de janelas e portas, compartilharam jogos com as crianças, ofereceram sementes para os plantios e também deram assistência odontológica e ajudaram aos cães. Um almoço foi compartilhado na casa de uma das famílias da comunidade.

Também houve momentos de oração em espanhol e no idioma original Qom.

‘Que esta missão permanente no Chaco continue dando seus frutos e que a unidade se manifeste entre os povos’, disse Frei Francisco, monge da Ordem Graça Misericórdia.