Entre os dias 7 e 9 de julho, a Casa Luz da Colina realizou a segunda Vivência de Agricultura Biodinâmica para crianças e jovens. Participaram vinte e cinco jovens das cidades de São Bento Abade e de Carmo da Cachoeira.

agricultura_biodinamica_clc1_julho_2016A atividade faz parte de um projeto conjunto da Casa Luz da Colina e o Espaço Recanto da Folha, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento é denominado ‘Semeando e plantando amor com crianças e jovens na Terra’.

O trabalho realizado neste segundo encontro foi focado na revitalização do solo. Uma das atividades realizadas foi a construção de um espaço para produzir biofertilizantes. Para isso os jovens preencheram grandes buracos no solo com palhas, folhas secas e troncos de árvores. Com a ação da chuva e do sol, este material se transformará em um composto fermentado que ajudará na fertilização do solo. Ao redor destes buracos foram plantadas bananeiras para também ajudar na fertilização do local.

agricultura_biodinamica_clc3_julho_2016Em outro momento, a atividade foi com as sementes. Em pequenas bolas feitas de terra com argila foram colocados diversos tipos de sementes, como milho e feijão. Estas bolas foram depois distribuídas em vários locais para germinarem.
Todos os jovem puderam participar também da atividade de dinamização da água que será utilizada com o objetivo de ajudar o solo.

agricultura_biodinamica_clc4_julho_2016As vivências em Agricultura Biodinâmica são focalizadas por Aly Baptista, técnico ambiental, ecoeducador e assessor em permacultura da cidade de Porto Alegre.  A especialidade da Permacultura engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana – jardins, vilas, aldeias e comunidades – ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

‘Os conhecimentos da agricultura biodinâmica funcionam como impulsos energéticos para as plantas, sementes e mudas, e são elaborados de forma bem homeopática onde trabalhamos com os elementos e Reinos da Natureza. Esta construção se dá com um grupo de pessoas em unidade, crianças, jovens e adultos, trabalhando com esta mesma intenção e foco que é o plantio de alimentos saudáveis’, disse Aly.

Durante o encontro os jovens também realizaram atividades recreativas com pintura e desenhos e participaram de refeições comunitárias. A próxima vivência de agricultura biodinâmica na Casa Luz da Colina será na segunda quinzena de agosto.

agricultura_biodinamica_clc6_julho_2016‘O Reino Humano entra como cocriador deste processo todo. Todas as pessoas envolvidas também estão sendo influenciadas por esta força, por esta informação ancestral. Na medida que nós vamos atuando na agricultura biodinâmica nós também vamos nos trabalhando, nos curando, e com isso também corresponsável pelo crescimento desta produção de alimentos e por esta criação de florestas’, completou Aly.