Entre os dias 12 a 14 de fevereiro, o Núcleo-Luz Sagrado Céu, localizado na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil, sediou o Encontro entre Núcleos-Luz, Monastérios e Rede-Luz. Participaram do evento cerca de 30 pessoas ligadas aos Núcleos-Luz do Brasil e da Europa, membros dos monastérios da Ordem Graça Misericórdia que atuam nos Núcleos e a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

O primeiro dia do evento foi dedicado à recepção das pessoas e a participação do grupo na vigília de oração, que foi transmitida pelo Centro Mariano de Aurora, no Uruguai.

O dia seguinte teve início com a adoração ao Santíssimo e em seguida a abertura do encontro foi feita pelas coordenadoras da Rede-Luz Planetária Nadjana e Amarista. Cada participante recebeu um pequeno vaso, terra e uma semente da planta “Amor Perfeito”, para simbolizar a união e a unidade entre os grupos e a tarefa recebida por todos, de serem “semeadores de amor”. Em seguida representantes do Núcleo-Luz Sagrado Céu compartilharam suas experiências. No período da tarde, a Fraternidade, representada por Mirnuk e o Conselho de Regência, representado por Frei Supremo, apresentaram aspectos e metas do trabalho.  A partir do final da tarde todos acompanharam as transmissões da Partilha de Trigueirinho e da Aparição de Maria.

No último dia do encontro os demais Núcleos apresentaram suas experiências de serviço, vida grupal e oração. As apresentações foram inspirada nas “Bem-Aventuranças de Maria em cada um de Nós”. Participaram presencialmente o Núcleo-Luz em Belo Horizonte – Sagrado Céu, o Núcleo-Luz em São Paulo – Sagrada Casa Mãe Paulista, O Núcleo-Luz em São Carlos – Imaculada Casa Alívio do Sofrimento, a Comunidade Nova Terra e a Casa Luz da Colina. O Núcleo-Luz em Fátima, Portugal – Coração Sagrado, participou por Skype.

“Foi uma comunhão de irmãos que vivem uma situação próxima e que querem dar uma contribuição para uma vida mais fraterna e mais unida. Acho importante estarmos em continua renovação para podermos nos envolver mais na união grupal”, disse Renata Falci, integrante da junta coordenadora do Núcleo-Luz em Belo Horizonte – Sagrado Céu.

“Foi uma alegria enorme ter sediado o primeiro encontro aqui no Núcleo-Luz Sagrado Céu. Cada um com sua participação e experiência trouxe muitos impulsos. Foi muito enriquecedor. Será feita uma síntese de tudo o que aconteceu e daqui para frente vamos executar um projeto unificado. Saímos deste encontro com propostas de metas a serem concretizadas”, disse Beth Picorelli – também integrante da junta coordenadora do Núcleo-Luz em Belo Horizonte – Sagrado Céu.

Encontro_BH_nucleos02A coordenação da Rede Luz Planetária percebe como propósitos atingidos no Encontro: a atualização das atividades desenvolvidas por essa tríade que forma os Núcleo-Luz: monastérios, vida grupal e Rede-Luz; uma maior integração entre os Núcleos-Luz, como prolongamentos das Comunidades-Luz e o estabelecimento de projetos e metas visando novos passos, para que o trabalho da Fraternidade se expresse com maior unidade entre os servidores da Luz.