A Universidad Santo Tomás da Colômbia em parceira com a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), Pedagogia de Emergência, Instituto Mahle e a Corporación Educativa y Social Waldorf estão organizando o Ciclo de Webinar Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias.

O primeiro encontro será na sexta-feira, 04 de setembro, às 16 horas. O tema deste encontro será: Uma Breve Introdução sobre os Conteúdos Humanitários; e terá como facilitadores: o missionário voluntário da Fraternidade – Missões (FMHI), Anderson Santiago, o cofundador da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, Reinaldo Nascimento, e o especialista em Gestão de Risco de Desastres,econsultor do UNICEF, José Efraim Vasquez Heredia.

O segundo encontro ocorrerá no dia 11, com o tema: Consequências e Traumas da Pandemia – Comportamento, Boas Práticas e Experiências Apoiando Crianças e Adolescentes.

  • Webinar Missão Colômbia
  • Webinar Missão Colômbia

O objetivo deste Ciclo Webinar é introduzir o tema da Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias, que posteriormente será trabalhado em um Seminário que vinha sendo construído para acontecer presencialmente nas cidades de  Bogotá e Cúcuta, na Colômbia, antes do início da pandemia, mas está postergado para quando esta  situação planetária estiver melhor definida.

De acordo com Anderson Santiago, este webinar se faz ainda mais necessário neste contexto histórico, pois a crise sanitária de Covid-19 soma-se à crise humanitária que já havia sido instaurada com a migração de mais de 1,5 milhão de venezuelanos para a Colômbia.

Quase cinco milhões de venezuelanos abandonaram o país devido à crise social, política e econômica, criando o maior deslocamento na história recente da América Latina.

“Diante deste cenário, precisamos então refletir que há uma grande luta sendo travada pela humanidade contra o ódio e a separatividade. Por isso, a Educação em Situação de Emergência vem reforçar que as coisas não podem “voltar ao normal”. O que precisamos é aprender com esta situação, fazendo deste enorme desafio uma oportunidade de crescimento e serviço pelo bem comum à toda a humanidade,  sobretudo às crianças, que são hoje as mais vulneráveis”, conclui Anderson.

Transmissão ao Vivo na Fanpage.
Transmissão na Sala Zoom para o evento do dia 04.
Formuário de Inscrição para o evento do dia 04.