Colaboradores vindos de diferentes cidades do interior de São Paulo somaram forças em um mutirão especial de apoio ao Canil de Campinas, local que abriga mais de 170 animais recolhidos de situações de maus-tratos e abandono. A atividade solidária aconteceu no dia 15 de julho de 2018.

Entre membros da Rede-Luz, jovens voluntários e monjas da Ordem Graça Misericórdia, 30 pessoas se congregaram na tarefa, representando cidades como Campinas, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga e Batatais.

O Canil de Campinas é uma iniciativa particular e não conta com apoio de verbas públicas ou empresariais, tampouco com uma estrutura física adequada, como coleta de lixo, saneamento e asfalto. Com a chegada do grupo, diversas tarefas puderam ser retomadas, recebendo um grande impulso da energia grupal e dos esforços de todos.

Os servidores trabalharam durante todo o dia de domingo, podendo realizar um amplo serviço de harmonização da área externa, limpando o terreno, assentando portões, retirando entulhos e replantando jardins. Na parte interna, outra parte da equipe pôde realizar a limpeza das baias, e o abastecimento de todos os comedouros, com água e ração.

Ao final do dia, como fruto do trabalho coletivo, todo o abrigo já se encontrava em outra condição de limpeza e organização, recebendo um impulso interno e externo de cada coração doado.

Com o grupo numeroso, cada voluntário pôde assumir uma tarefa específica, com calma e foco, dando uma adequada atenção a cada necessidade: os animais puderam receber melhores cuidados, os espaços de armazenamento de materiais puderam ser limpos e reorganizados, as árvores foram podadas e os entulhos foram retirados.

“Quando estou em um desses lugares, servindo, eu me esqueço de mim mesmo, dos meus problemas, das minhas vontades, do meu egoísmo e me entrego totalmente a servir, da melhor forma possível”, disse Daniel Xavier, um dos colaboradores.

O Canil de Campinas está aberto para receber voluntários e amantes do Reino Animal e precisa continuamente desse apoio para a sustentação de todo o trabalho.

Essa iniciativa faz parte de uma grande rede de serviço aos Reinos, coordenada pelo Núcleo-Luz de Figueira em São Carlos, que expande essa tarefa a mais de 1.190 animais.

Mais informações
nucleosc@comunidadefigueira.org.br
Celular: (+55) (16) 99624-0333