Uma mostra de presépios despertou a alegria, própria das próximas festividades de Natal, entre os venezuelanos abrigados na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, norte do Brasil.

A exposição foi realizada no último 24 de novembro de 2018, no Tancredo Neves, um dos 13 abrigos criados pelo governo brasileiro em Roraima e um dos cinco administrados pela Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), como parte da Missão Roraima Humanitária.

Foram expostas sete criações dos próprios abrigados. Segundo Mercedes, uma das missionárias da FFHI e coordenadora do projeto de artesanato no Tancredo Neves, a iniciativa da elaboração dos presépios partiu dos próprios acolhidos: “eles disseram, vamos fazer um presépio e eu concordei. E neste mesmo dia começou”.

Presépios em família

Os abrigados sugeriram um nome para a mostra: “El árbol del nacimiento del Niño Rey es la familia unida” (A árvore do nascimento do Menino Rei é a família unida), no sentido de envolver todos os abrigados numa só família.

Participantes da elaboração dos presépios

Em torno desse tema foram surgindo os seis pequenos presépios e o maior. Cada um ficou responsável por um presépio e todos participaram da elaboração do grande. É claro que houve a ajuda na confecção de detalhes em todos os presépios, segundo a facilidade de um ou outro da equipe.

Segundo o acolhido José Dimas, que auxiliou na elaboração dos presépios, o projeto de manualidades “Conhecendo e aprendendo saberes”, permite a contribuição individual: “uma gota de cada um enche o copo. Isso contribui para a integração no abrigo Tancredo Neves, cada um aportou algo e disso temos o resultado final”.

Leomar Figuera, também participante de projeto, relatou: “nos sentimos orgulhosos por todo esse apoio que temos recebido no Brasil; construímos com pouco material que havia, fomos criando, nos brindando de momentos agradáveis já que estamos passando por esse momento delicado”.

Presépio ofertado à Fraternidade

Os seis presépios menores foram ofertados às instituições ligadas ao abrigo (FFHI, UNICEF, Operação Acolhida, Exército Brasileiro, ACNUR e Coordenação do abrigo Tancredo Neves).

O presépio maior foi confeccionado em um ponto chave na entrada do abrigo e servirá como principal ornamentação natalina.

Seguida à mostra, foi servido um lanche elaborado pelos próprios abrigados e depois foi improvisado um karaokê, onde algumas revelações entre os próprios abrigados ofertaram canções venezuelanas e brasileiras, finalizando o encontro com momentos agradáveis de descontração.