Integrantes e colaboradores da Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, localizada em Paysandu, Uruguai, tiveram a oportunidade de receber um treinamento sobre segurança em trabalhos em altura, dirigida por Ricardo Baumgartner, missionário da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional FFHI, com experiência na matéria.

Os participantes deste treinamento receberam, em primeiro lugar, instrução sobre a parte conceitual dos equipamentos e as técnicas de segurança, para em seguida tomar contato com os equipamentos que seriam utilizados na parte prática, aproveitando todo o material disponível na Comunidade.

Paulo Pogrebinschi, residente das Comunidades-Luz, comenta: “Não foi simplesmente um treinamento de segurança em altura. Ricardo, com todo o conhecimento e experiência técnica que tem, demonstrou, de forma simples e efetiva, como realizar as tarefas do dia a dia na comunidade de forma segura e com as ferramentas que se têm. Trouxe à prática “o amor que previne”.

Os temas do curso abarcaram vários tópicos, inclusive o reconhecimento do equipamento de segurança e sua adequada utilização, como fazer diversos tipos de nós e amarras, e a construção e uso de linhas de vida para circular em espaços a grandes alturas. Os cuidados que se devem ter durante os trabalhos sobre tetos, árvores e torres também foram um tema importante abarcado durante a prática.

Após receber a adequada informação, foi posto em prática o uso dos materiais com o foco na poda de um eucalipto na área Redenção 2 da Comunidade, o qual possuía grandes galhos com perigo de queda na área. Como resultado, os participantes do treinamento puderam aprender a se elevar e a manter no alto por meio de cordas, de forma segura e utilizando os recursos disponíveis na hora de uma emergência ou necessidade.

A importância desse treinamento é criar consciência da segurança, porque se são tomadas as devidas precauções não ocorrem acidentes. Segundo vários estudos, trabalhar em grandes alturas é a segunda tarefa mais perigosa do mundo, e se especialmente os jovens são treinados desde cedo com essa consciência da segurança, podem-se prevenir muitas situações de risco”, diz-nos Ricardo, com base em sua experiência.

O treinamento foi um complemento do curso de primeiros socorros e de ação em situação de emergência realizados no princípio do ano na Comunidade, a cargo de bombeiros civis, permitindo acrescentar experiência ao grupo e fazê-lo tomar consciência das precauções necessárias em situações, tanto práticas do dia a dia, como em catástrofes que requeiram ação imediata.