Dando continuidade às ações de apoio da Rede-Luz Nordeste (Pernambuco), filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), iniciada em agosto de 2019, ao Abrigo de Idosos Irmã Guerra (Casa de Caridade Imaculada Conceição), em Nazaré da Mata -PE, a cerca de 70 km da cidade do Recife, o grupo da Rede-Luz promoveu um encontro de música no local.

A instituição é uma associação civil beneficente amparada pelas Irmãs Vicentinas – Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, uma ordem cristã fundada no século XVII com sede na França.

Rede-Luz-PE tem podido acompanhar a evolução e os frutos dos trabalhos desenvolvidos pelo Abrigo Irmã Guerra, instituição que vem conseguindo superar obstáculos e cada vez mais aprimorar os cuidados com os idosos. Camas especiais para os mais debilitados, andadores e medicamentos controlados não fornecidos pelo município são exemplos de conquistas que fazem a diferença no dia a dia dos que, na maioria das vezes, não contam com nenhum suporte familiar ou financeiro.

A Casa da Caridade, que acolhia 40 idosos em 2019, conseguiu ampliar e restaurar sua infraestrutura por meio do trabalho de voluntários e das doações captadas. Hoje, com 82 idosos residentes, a instituição conseguiu reestruturar a casa de acolhimento para os idosos (alguns banheiros, quartos e corredores de acesso), instalar um terraço de inverno, restaurar a capela e a imagem de Nossa Senhora das Graças, na área central externa.

Foi organizada uma sala com equipamentos para pilates e outra para funcionamento do bazar.  Atualmente, o Abrigo conta também com uma fisioterapeuta contratada que atende os idosos todos os dias da semana, alguns com problemas de saúde e necessidades de apoio para atividades básicas, como tomar banho, caminhar e se alimentar.

Rede-Luz-PE arrecadou doações para a compra de alimentos, material de limpeza e fraldas, conforme necessidades mais urgentes informadas pelo Abrigo e no dia 27 de novembro um grupo formado por oito colaboradores voluntários partiram de Recife, Olinda e Gravatá para o encontro musical ecumênico com as irmãs vicentinas e os idosos na Casa de Caridade.

Segundo Cristiane, colaboradora da Rede-Luz-PE, na abertura da roda musical. depois da entrega das doações, o grupo conduziu um trabalho com cânticos e orações para louvar e agradecer pelo momento de partilha.

Para a irmã Alexandrina, da Caridade Imaculada Conceição, o encontro foi muito importante para os idosos e para as irmãs que trabalham no Abrigo. “Momentos como este são muito importantes para diminuir a solidão dos nossos idosos que estão institucionalizados e nos ajudam a retomar as forças para continuar na luta diária”, compartilhou a irmã.

Após realizarem a primeira etapa dos cânticos e orações, o grupo de voluntários foi convidado a repetir o cântico “Cristo Restaurador “para alguns idosos enfermos que não podiam se deslocar para o local onde acontecia o encontro. Dessa forma, os violonistas e coralistas fizeram uma caminhada musical pelo Abrigo até os locais indicados pelas irmãs, onde se deu o encontro com os enfermos.

“Foi um momento que me emocionou muito, enquanto cantávamos “Cristo restaurador, Jesus dos enfermos” e percorríamos os corredores, ver aqueles idosos enfermos sobrevivendo como podem… aquilo que eu estava fazendo, que para mim era tão simples, era para eles algo magnífico…” enfatizou Diogo, um dos voluntários da Rede-Luz-PE.

Esther, também colaboradora da Rede-Luz-PE quem recebeu mais foram aqueles que participaram na ação de serviço: “Foi um dia realmente de muitas bençãos para todos nós…. fomos levar um pouco de alívio e esperança aos corações e saímos com os nossos repletos de leveza e alegria”, afirmou.

“Os membros do grupo Rede-Luz dividiram conosco o seu tempo, a sua doação, o seu amor…e com o coração cheio de gratidão oferecemos-lhes a nossa amizade e fraternidade através da mensagem da medalha milagrosa, ocasião na qual cada um recebeu a sua para também ser um mensageiro da Imaculada”, compartilhou irmã Alessandra da Casa de Caridade Imaculada Conceição.

Para mais informações sobre como colaborar, entre em contato com o Abrigo Irmã Guerra.

Casa de Caridade Imaculada Conceição – Abrigo Irmã Guerra
Rua Irmã Guerra, 75  –  Nazaré da Mata  –  PE
Fone: (081) 3633-2757 / (087) 9 9920-3122