Cantando e servindo através da música

Tudo começou no final de 2012 com a visita de uma mulher na casa “Caminho do Serviço”, local onde o grupo Rede-Luz Argentina Sul se reúne para gravar as músicas, fazer orações e assistir as partilhas de Trigueirinho e outras transmissões da Comunidade-Luz Figueira. Conforme relata o coordenador do Grupo, Estevan (Hernán Pérez Huezó), “Ela era irmã de um homem que estava preso no presídio de Viedma na Argentina, e necessitava de madeira para montar uma carpintaria dentro do presídio, pois isso lhe daria pontos por manter uma boa conduta e aliviaria sua pena.

Então fomos visitar o preso que nos colocou em contato com outro irmão do presídio que queria fazer um atelier de música. A partir daí entramos em contato com os responsáveis pelo presídio para verificar como poderíamos colaborar nesse sentido. E assim foi surgindo a ideia de fazer um coral dentro do presídio, foram aparecendo muitos internos que se somaram culminando na formação do coral”.

Projeto Oficina Coral

Desta forma, desde maio de 2013, após aprovação do projeto cultural nomeado “Oficina Coral” na área cultural do presídio, o grupo se encontra todos os sábados pela manhã para cantar com participantes internos. De caráter voluntário e humanitário, o projeto não oferece pontos de boa conduta e mesmo assim atraiu detentos que chegaram por sua própria iniciativa. Desde então, a tarefa no presídio tem se desenvolvido com muita força, seriedade e compromisso por parte de todos.

Grupo Rede-Luz

O Grupo da Rede-Luz Argentina Sul, que se reúne em Viedma na “Casa Caminho do Serviço”, tem um ritmo de ensaios semanais, às quartas-feiras após o estudo de Trigueirinho, e aos sábados com os detentos dentro do presídio de Viedma. Composto de nove membros da Rede-Luz de Viedma, o grupo tem a adesão, a cada dois meses, de membros Rede-Luz de outras cidades da Argentina. Entre elas, General Roca, Bahía Blanca, Neuquén, Bariloche, Cutral-có e Cármen de Patagones.

Somando todos os membros da Rede-Luz Argentina Sul, das demais cidades e dos detentos – que são em média 16 pessoas – o coral tem o total de 40 membros. Há ainda, entre eles, alguns participantes que não são membros da Rede-Luz, mas pessoas próximas e totalmente envolvidas com a atividade.

O objetivo do grupo Rede-Luz Argentina Sul, é levar luz, amor, paz, fé, harmonia e esperança. As ferramentas encontradas por eles foram: a música, o canto, a oração e, sobretudo, a construção de um vínculo que criaram com os internos através da assiduidade e do amor fraterno. Os internos que participam desse coral, na maioria, pertencem a grupos religiosos que têm seus cultos e cerimônias estabelecidas dentro do presídio.

“Nosso trabalho – salienta Estevan – é compartilhar energia espiritual e impulsos de elevação e luz através do canto e da música. Muitos deles têm realizado verdadeiras confissões frente ao grupo, demonstrando seu arrependimento, sua dor, sua tristeza, dentro de um clima de muito respeito e silêncio diante de tudo. Através desse objetivo, surgiu um coral misto composto por vozes masculinas do presídio e vozes femininas dos grupos da Rede-Luz Argentina Sul.”

Entre os integrantes internos apareceu Cristian Hernandes, um dos presidiários que foi o protagonista de um vídeo ali realizado. “Quando oferecemos a ele cantar as estrofes como solista na canção, ele deu muita importância a essa oportunidade. Criou então um texto e o cantou com muita devoção”.

Criando canções

Com composições próprias e também de outros autores, as letras tratam de esperança, alegria e paz. Para a execução das canções, o grupo utiliza diversos instrumentos como a quena, o pincuyo, o sicus e a flauta (para os de sopro). Na percussão são utilizados a caixa peruana, o bongom sheiker (huevito), e às vezes bateria. Os de cordas: a guitarra, o piano e o charango.

Estevan explica que as composições em geral são de autoria própria e que depois de prontas apresenta ao grupo para que aprovem: “sinto muita alegria interior e muita vontade de que a música e a mensagem cheguem a muitas pessoas”.

Atividades do grupo

O grupo vem participando de atividades desde agosto de 2013, quando fez sua primeira apresentação na biblioteca do presídio de Viedma. Em fevereiro de 2014 realizaram a segunda apresentação no local, desta vez com a participação de membros da Rede-Luz de outras regiões da Argentina. Em setembro de 2015 a apresentação foi na Catedral de Viedma, quando os detentos puderam sair para participar do coral.

Outro movimento importante do grupo foi a gravação, em novembro de 2016, de vídeos de músicas para o programa “Música para a Cura e Elevação da Humanidade”. O último encontro do Coral foi realizado do dia 28 a 30 de julho deste ano.

Estevan exprime seu sentimento ao ver os resultados do trabalho com a música. “Sente-se uma grande paz, um grande amor, uma grande alegria e sobretudo muita irmandade. Estão caindo os preconceitos, medos e ideias falsas. Nesses encontros desaparecem as ideias de que nós é quem nos comportamos bem e eles que se comportaram mal e agora estão pagando”.

Segundo Estevan, a beleza e a harmonia na música atraem dos céus presenças sublimes, em auxílio e proteção da humanidade e dos demais Reinos da Natureza. “A música e o canto expressam nossa essência interior. Quando inspirados pelo espírito, tornam-se instrumentos sagrados, que nos conduzem ao amor e à paz”, finaliza.

Informações:

redluzargentinasur@fraterinternacional.org