Na semana em que comemora-se o Dia Mundial da Água trazemos mais um exemplo de boas práticas de preservação deste recurso indispensável à vida humana

A união de esforços nas questões relacionadas à água, um recurso natural essencial para a humanidade, rendeu premiação internacional.  A iniciativa coletiva envolve 17 instituições, entre elas a Associação Rede-Luz do Distrito Federal juntamente com o Núcleo-Luz Sagrados Reinos, filiados à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), e duzentos produtores rurais, sob a coordenação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Programa Produtor de Água

Trata-se do Programa Produtor de Água, desenvolvido na Bacia do Ribeirão Pipiripau, no Distrito Federal, que obteve o segundo lugar no concurso internacional Water ChangeMaker Awards (Produtores de Mudanças em Relação à Água), promovido pela Global Water Partnership (GWP).

A premiação reconhece iniciativas que promovem mudanças socioambientais sob a perspectiva da água. Foram inscritas 340 iniciativas de 80 países, sendo que doze delas foram contempladas. O anúncio foi feito em 25 de janeiro durante a Cúpula de Adaptação Climática 2021.

Programa Produtor de Água

O programa, implementado em 2011 pela Agência Nacional de Águas (ANA), tem como objetivo incentivar a recuperação hidromineral da bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau para promover o aumento da oferta de água que abastece cerca de duzentos mil habitantes do Distrito Federal, além de melhorar a qualidade do recurso.

O projeto deverá ser apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP26, que será realizada em novembro na Escócia.

Programa Produtor de Água

O gestor geral da Rede-Luz DF, Marcelo Giovane Alves, responsável pela parceria com a Adasa, relata que o Rio Pipiripau faz divisa com o Núcleo, e um dos afluentes percorre suas terras. Ele diz que, assim como os demais parceiros, o Núcleo recebe como contrapartida o pagamento de um valor da Adasa pelos serviços ambientais prestados em relação à preservação das nascentes. “Após aprovação do Conselho de Guiança Permanente (CGP), em 2020, alteramos nosso plano de uso ampliando a área de Reserva Legal acima dos 20% e hoje temos Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal com mais de 11 hectares registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, descreve, Giovane.

Programa Produtor de Água