No dia 12 de outubro foi realizado o primeiro encontro teórico-prático sobre energias renováveis para os membros da Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). Neste primeiro curso, foi apresentado o sistema de aquecimento de água por energia solar. A finalidade destas iniciativas é, não somente, informar sobre a utilização das energias renováveis, mas também estimular o interesse nestes sistemas, que se alimentam de fontes naturais e inesgotáveis.

A humanidade está cada vez mais se conscientizando de que as fontes de energia convencionais, não somente são finitas, senão que seu processo de utilização cria resíduos contaminantes para o planeta. Estes fatores apontam para a necessidade de começar a implementar sistemas de energias limpas e renováveis. Uma energia alternativa renovável é aquela que pode substituir as energias ou fontes energéticas convencionais, com um menor efeito contaminante e, fundamentalmente, com a possibilidade de renovação.

A Comunidade-Luz conta com vários sistemas de energias renováveis instalados, especialmente aqueles alimentados por energia solar, sendo necessária a conscientização do seu uso e manutenção. O sistema mais usado é o aquecimento de água pela luz solar, o qual foi aprofundado nesta primeira etapa teórico-prática. Foram abordados conceitos básicos, como o significado de energia e calor, bem como a explicação das leis que regem este sistema em particular e os seus componentes. A parte prática, consistiu na observação do mecanismo e da análise dos cálculos que determinam o seu funcionamento, na identificação dos componentes do boiler e no teste da temperatura da água.

“O retorno das pessoas foi muito positivo. Mostraram-se muito interessadas e surgiram várias perguntas que serão esclarecidas em futuros encontros”, disse frei Cristóvão, uma das pessoas responsáveis pelas obras e projetos da Comunidade-Luz Fraternidade de  Aurora, e focalizador do presente curso. Alguns membros da comunidade participarão da implementação prática do aprendizado, a qual será constituída de várias etapas. Como primeiro passo, será realizada uma manutenção do sistema, mediante a limpeza dos tanques de armazenamento de água, também chamados boilers, já que tendem a acumular carbonato de cálcio ou sarro, o que impede seu bom funcionamento. Logo após, serão revisadas as instalações das três áreas da comunidade para criar um plano para melhorá-las, tornando-as mais eficientes. E, numa terceira fase, serão realizados projetos para a instalação de mais sistemas de aquecimento de água.

“O curso ajudou-nos a compreender como cuidar da água, como distribuí-la adequadamente e como manter este sistema renovável”, conta Álvaro Naleiro Cruz, integrante da Comunidade-Luz e participante deste encontro. “O curso nos ensinou passos para um melhor funcionamento dos sistemas e o seu correto cuidado”.

Nos próximos cursos haverá um aprofundamento nestas energias, que não causam danos ao meio ambiente e que ajudam a gerar a condição de autossustentabilidade, meta a ser alcançada nas Comunidades-Luz.