Os dados mais recentes sobre o fluxo de mais de 4 milhões de refugiados que deixaram a Venezuela até junho deste ano, agora podem ser consultados em uma nova página na internet. Parte da Plataforma Regional de Coordenação Interagencial R4V, a página está inserida em um site regional que detalha a resposta da Organização das Nações Unidas (ONU) , em parceria com entidades da sociedade civil, voltada para o fluxo migratório venezuelano para diversos países, entre eles o Brasil.

Plataforma de dados sobre venezuelanos no Brasil

A página brasileira da Plataforma R4V tem como objetivo fortalecer a Operação Acolhida, resposta humanitária integrada pelo governo do Brasil, a ONU e entidades da sociedade civil. A nova ferramenta detalha o trabalho coordenado entre agências das Nações Unidas e organizações parceiras, em apoio à força-tarefa brasileira. Os dados publicados são validados ou fornecidos pelo governo brasileiro e mais de 20 instituições que compõe a Plataforma R4V, entre elas a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

Informações sobre o número de refugiados, migrantes, solicitações de refúgio ainda pendentes e o número de venezuelanos que já obtiveram visto de residência no Brasil estão disponíveis na página. Também são disponibilizados documentos, relatórios de monitoramento, orientações sobre o contexto brasileiro e notícias da ONU e das instituições envolvidas no atendimento humanitário aos refugiados.

O site regional da plataforma R4V traz dados de todos os países afetados pelo fluxo de refugiados venezuelanos. Para responder às consequências da crise da Venezuela, a ONU Brasil  prevê um investimento de US$ 146 milhões. Deste total, 53% foram arrecadados por meio de doações de países como Estados Unidos, Japão, Brasil e da União Europeia.

Plataforma de dados sobre venezuelanos no Brasil