O planeta está vivendo sua maior crise sanitária dos últimos cem anos. Ao longo desses meses de enfrentamento do novo coronavírus, milhares de pessoas estão buscando na oração a reaproximação com o Sagrado. Fé, oração e meditação foram alguns dos temas mais procurados na web nos últimos tempos, com um crescimento significativo após o mês de março, coincidindo com o período de maior agravamento dos casos de Covid-19 no mundo.

A madre Maria Inés de San José, monja da Ordem Graça Misericórdia (OGM), analisa o fato da seguinte forma: “a partir da grande crise de saúde que estamos vivendo, pudemos nos dar conta, enquanto humanidade, cada um no seu grau de profundidade, de que a vida material que temos é muito frágil, e que, em algumas situações, os bens que conquistamos e as riquezas que acumulamos perdem o seu valor; então, começamos a buscar aquilo que realmente nos enriquece internamente”.

A monja também ressalta que “a oração é um caminho pelo qual podemos chegar à paz interior, e por meio dessa paz encontramos forças para lidar com as situações mais difíceis e, sobretudo, auxiliar aqueles que ainda não encontraram essa importante ferramenta que nos une a Deus e à Sua Fonte de Paz”.

O aumento da adversidade tem aproximado as pessoas da fé, da esperança e, independentemente da tradição cultural ou religiosa, todos estão buscando por uma maior aproximação com Deus.

Madre Maria Inés aponta que o número de participantes nas transmissões das orações diárias e das transmissões mensais dos canais da Misericórdia María TV e Oração Pela Paz nas Nações (OPN) vem crescendo. “Estes canais transmitem mensagens de fé que buscam a elevação do espírito e a aproximação com o Sagrado. Ambos têm um papel importante neste período pelo qual estamos passando, pois levam paz e esperança através da oração e ensinamentos a milhares de lares em todo o mundo, via internet”, complementa.

Caio Azevedo, membro do grupo da OPN, conta que desde o dia 17 de abril, quando foi iniciada a Novena a São Rafael Arcanjo, perceberam que o número de inscrições no canal aumentou consideravelmente e tiveram cerca de 1.500 novos inscritos, um aumento de aproximadamente 30% no número de adesões somente nos últimos três meses, “um resultado surpreendente”destaca. 

Através do canal da OPN, milhares de pessoas rezam diariamente os Mistérios do Rosário pela paz em diferentes nações e por outras intenções. As orações são transmitidas ao vivo e são conduzidas por pessoas que também vivem em diferentes países, que se unem em prol de um propósito em comum: clamar pelo bem do planeta.

“Diante do atual cenário, somos instruídos a rezar todos os meses uma novena a São Rafael Arcanjo, pela cura planetária, com o intuito de atrair a harmonia aos corações que estão imersos em medo e atrair a proteção para todos aqueles que estão lidando diretamente com o vírus, como os profissionais da saúde”, explica a madre.

Roner Moura, também membro do grupo, explica que uma das razões pela qual a novena é dedicada a São Rafael é que o arcanjo é o detentor da Ciência Divina e “sana e cura tudo o que foi criado”.  

Madre María Inés conclui: “nós acreditamos que as pessoas estão tendo a chance de voltarem-se para dentro, e isso faz com que muitos questionamentos venham à tona. Os questionamentos nos impulsionam a buscar as respostas e a buscar os caminhos que nos levarão a encontrar essas respostas”.