No último dia 08 de junho, oito voluntários do Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo, filiado à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, se reuniram para o encontro trimestral com mães e crianças da comunidade do bairro Jardim Tonato em Carapicuíba, município da região metropolitana de São Paulo. Na comunidade atuam, há alguns anos, voluntários do Setor Serviço e do Setor Saúde e Cura do Núcleo-Luz, localizado naquela cidade.

Para as crianças é sempre uma manhã de brincadeiras e aprendizados. Para as mães, muitas delas jovens mães ou mães solteiras, é uma oportunidade de conversar e de compartilhar as dificuldades do seu dia a dia. Numa roda de conversas são colocados temas para discussão e reflexão e acolhidas as questões trazidas pelas mães, enquanto as crianças se entretêm com outro grupo de voluntários.

Naquele sábado, dez mães e 24 crianças compareceram ao encontro, organizado pela Pastoral da Criança. Com leveza e bom humor, o grupo pôde conversar sobre dificuldades de relacionamento das mães, a insegurança no estabelecimento de limites a crianças e jovens, os desafios das mães que trabalham fora e de crianças que, na ausência da mãe, passaram a cuidar dos irmãos menores. “Eu tinha oito anos e cuidava dos meus irmãos, que eram sete”, foi um dos diversos depoimentos sobre essa questão.

BANCO DE SONHOS

Denise Mendes Gomes, terapeuta familiar, levantou algumas reflexões: “Quando aprendemos desde criança a cuidar dos irmãos, às vezes não aprendemos mais nada na vida e precisamos, depois, dos nossos próprios filhos para continuar cuidando de alguém. Mas precisamos também ter outros aprendizados, não só o aprendizado de cuidar, e ter outro objetivo na vida.” Aprender um ofício, em sua opinião, poderia ser uma meta para as jovens que hoje vivem somente a vida da família.

Estimulada pela conversa, a jovem mãe Roberta Conceição de Souza compartilhou que quer ser médica, mas interrompeu o ensino médio para cuidar de sua filha, hoje com dois anos e meio. Criar etapas, como primeiro concluir um curso supletivo, é um caminho, continua Denise. “E se soubermos quais são os sonhos dos jovens, podemos pensar quais cursos estão faltando na comunidade e como fazer para levar os jovens até esses cursos.

Aprender informática, encontrar um emprego para viabilizar a faculdade, e também simplificar a meta e considerar outras opções de cursos profissionalizantes na área de saúde foram algumas das sugestões para ajudar Roberta a visualizar um sonho concretizado em seu futuro.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

O Núcleo-Luz de Figueira em São Paulo, ponto de encontro dos oito grupos da Rede-Luz da região metropolitana e dos 12 grupos do interior e litoral do Estado de São Paulo, vem ampliando sua atuação desde 2017 em um novo ciclo de serviço fora dos portões da casa.

Parcerias formais e informais do Núcleo-Luz com entidades e organizações não governamentais bem estruturadas no campo social têm permitido não somente ampliar o serviço à sociedade, como também fortalecer e motivar ainda mais os voluntários pela renovação e ampliação das perspectivas de ação dos grupos.

Um contato recente com a Associação Kolping, que atua globalmente e desenvolve no Brasil programas para a superação da fome e pobreza por meio de formação e trabalho, poderá ser valioso na indicação de cursos de formação, ajudando a realizar os sonhos de jovens como Roberta.

Além da formação dos jovens para novos ofícios, seria importante também levar as crianças um pouco maiores, de 10 ou 11 anos, para conhecerem as redes locais que oferecem cursos e atividades de teatro, de artes e esportes para poderem alargar seus horizontes e enriquecer suas vidas”, sugeriu a educadora Maria do Carmo Perrucci.

GRANDES DESAFIOS E PEQUENAS CONQUISTAS

Desafios também existem para as cinco voluntárias presentes da Pastoral da Criança, que, no encerramento do encontro naquele sábado, compartilharam não somente sua alegria pelo trabalho da manhã, mas também suas dificuldades para lidar com as próprias limitações no acompanhamento das inúmeras famílias atendidas pela Pastoral. “Só por causa do meu amor pelas crianças não desisto jamais”, afirmou a líder da pastoral Marlene Mendes de Oliveira.

Em tempos de poucas pessoas ofertadas para o serviço, concluiu Claudia Rimini, do Setor Serviço do Núcleo-Luz, é fundamental a união e a soma das pessoas e organizações numa mesma tarefa para o fortalecimento de todos. “Sabemos que é difícil. Para todos. Mas unidos podemos ser muito fortes.

Naquela manhã, o sentimento geral foi de um grande passo dado. Segundo a terapeuta Adriana Broncher, do Setor Saúde e Cura, “as mães se abriram e participaram como havia muito tempo não o faziam, e é assim que a vida dessas pessoas pode mudar, com pequenas coisas que tocam suas consciências”.