mutirao_atendimento_alcoolicos_jesuania-01

Lava-pés

A Casa Luz da Colina, afiliada à Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, organizou um mutirão de atendimento na Comunidade Terapêutica Renascer, um sítio que alberga alcoólatras em tratamento na pequena cidade de Jesuânia, a 106 quilômetros de Carmo da Cachoeira (sede da Casa Luz da Colina), no estado de Minas Gerais, Brasil.

O serviço foi prestado na quinta-feira, 10 de novembro, a pedido do grupo Rede-Luz de Lambari (distante 10 quilômetros de Jesuânia), que regularmente ajuda o lar de dependentes. Foram atendidos os 19 internos e o casal encarregado do local.

mutirao_atendimento_alcoolicos_jesuania-04

Ventosaterapia

Dessa vez, a equipe da Casa Luz da Colina, foi composta por 4 terapeutas, 2 dentistas e 3 assistentes. Foram realizados tratamentos de acupuntura (ramo da Medicina Chinesa que trata dores e cerca de 300 doenças mediante a aplicação de finíssimas agulhas em pontos específicos do corpo), auriculoterapia (acupuntura com agulhas, sementes e outros elementos aplicados na orelha), moxabustão (aplicação de calor em diferentes partes do corpo), ventosaterapia, massagem terapêutica, spiral taping (terapia com esparadrapos) e também foram feitos atendimentos odontológicos.

Lava-pés

mutirao_atendimento_alcoolicos_jesuania-03

Ficha clínica

A atividade começou às 9h da manhã com uma breve conversa sobre como os alimentos e sucos naturais ajudam na cura do alcoolismo. Em seguida os pacientes passaram por uma sessão de lava-pés na capela da comunidade, com o objetivo de realizar uma limpeza profunda do ser. Depois uma das assistentes começou a entrevistar os internos para elaborar a ficha clínica e encaminhá-los à van odontológica ou ao refeitório, onde foi montada a sala de terapias. Por volta das 10h30 foi servido suco verde, preparado com folhas da horta, para apoiar o processo de desintoxicação. Os tratamentos continuaram até as 13h30. Os atendidos receberam alívio de dores diversas e ajuda em problemas tais como esquizofrenia e perda de memória, entre outros.

mutirao_atendimento_alcoolicos_jesuania-02

Massagem terapêutica

A Comunidade Renascer funciona há seis anos numa propriedade rural de 24 hectares localizado em Jesuânia, antiga e pequena cidade de 5 mil habitantes. É administrada pelo pastor Evangélico Marcio Canelhas e sua esposa Evanir Canelhas.

Visão de Trigueirinho

Em palestras feitas entre 2003 e 2012 na Comunidade-Luz Figueira, seu fundador, o filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto abordou o tema do alcoolismo, destacando que se trata de um vício do qual só é possível sair por decisão própria, com ajuda da Graça Divina e das forças internas que todos os seres humanos possuem. Disse que os vícios são formas de fugir da realidade. Todo vício sempre traz sofrimento, mais cedo ou mais tarde, e o indivíduo aprende e avança na escala evolutiva através da dor.

mutirao_atendimento_alcoolicos_jesuania-05

Atendimento odontológico

Segundo Trigueirinho, os vícios impedem a união da alma com o espírito, portanto, quando notamos que estamos criando um hábito, devemos dissolvê-lo de imediato, antes que se converta em vício e seja mais difícil transcendê-lo. Para isso, recomendou colocar o pensamento em coisas elevadas, seja através da prática da oração ou por meio de leitura e audição de gravações espirituais. Também sugeriu seguir os conselhos incluídos no livro “Curas pela Química Oculta”, do Dr. José Maria Campos (Clemente), hoje Frei Ameinô, monge da Ordem Graça Misericórdia, publicado pela Editora Pensamento.

mutirao_atendimento_alcoolicos_jesuania-06

Tratamento com óleo essencial

Para mais informação, pode-se escutar os CDs lançados pela Irdin Editora: Conversas com Trigueirinho nº 141 – Alcoolismo e obsessão; Conversas com Trigueirinho nº 794 – Bebidas alcoólicas e vícios; Conversas com Trigueirinho nº 451 – Hábitos e vícios; Conversas com Trigueirinho nº 765 – Hábitos que se tornam vícios; Conversas com Trigueirinho nº 450 – Vícios como degraus evolutivos; Conversas com Trigueirinho nº 833 – Libertar-se dos vícios e o CD Alcoolismo e curas pela química oculta.