Grão de trigo moído para uso na padaria

Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária (FFHI), desde o ano de 2021 vem produzindo os seus pães com farinha feita a partir da moagem do grão de trigo dentro da própria Comunidade-Luz.

Devido ao aumento do local de elaboração dos alimentos em 2022, a Comunidade-Luz conta hoje em dia com uma área estruturada especificamente para os trabalhos de padaria que desenvolve semanalmente, onde são feitos pães integrais e sem glúten.

Após a aquisição de maquinário específico para a moagem do trigo comprado, em 2021 começou-se um processo de, pouco a pouco e através da elaboração de novas receitas, substituir o uso da farinha branca pela farinha integral vinda desses grãos moídos.

Criação de estoque

Também, como forma de criar um estoque anual, calculou-se que a quantidade necessária para suprir o consumo durante todo o ano estaria em duas toneladas.

Ao iniciar as buscas por agricultores que pudessem vender à Comunidade-Luz esta quantidade de grão, entrou-se em contato com um colaborador da Rede-Luz que trabalha na área da agricultura, e que após contatar alguns produtores da região encontrou uma granja que cultiva um grão específico para uso em padaria.

As tratativas para a compra do grão foram iniciadas, e os grãos por fim foram oferecidos em doação à Comunidade-Luz por este mesmo colaborador, que adquiriu as duas toneladas de trigo previstas para suprir o ano de 2022 inteiro.

Aumento do consumo de pão

Devido a um aumento no número de membros da Comunidade-Luz e com a abertura do Centro Mariano de Aurora em maio de 2022, para o qual os pães feitos na Comunidade-Luz também são ofertados aos peregrinos que aí visitam, as duas toneladas de grãos terminaram no início de novembro de 2022.

Novos produtores foram contatados na busca por mais grãos que pudessem seguir suprindo a Comunidade-Luz até o fim do ano. No entanto, pelo fato de que as colheitas de trigo aconteceriam apenas a partir de meados de dezembro, só foi possível readquirir os grãos novamente fim de dezembro.

Novas doações

O mesmo colaborador da Rede-Luz que havia doado o trigo na primeira vez ofertou à Comunidade-Luz a doação de outras duas toneladas para o ano de 2023. Com isto, tendo como base a experiência de 2022, poderíamos suprir o consumo de farinha para uma parte do ano.  

Por outro lado, o contato com um agricultor conhecido, que apoia a Comunidade-Luz Fraternidade em diversas frentes da área agrícola há vários anos, permitiu que, para o ano de 2023, a Comunidade-Luz possa ter a quantidade de grãos de trigo necessária para a manufatura dos pães este ano.

Este agricultor inicialmente ofertou à Comunidade-Luz uma doação importante de soja orgânica. Porém, devido ao clima intenso no fim do ano passado, toda esta plantação foi perdida e ele não pode fazer a doação que pretendia.

De forma que, determinado a ajudar a Comunidade-Luz, fez uma doação de duas toneladas de trigo mais como forma de substituição à soja orgânica.

Ano de 2023 e a conservação do grão

Esta quantidade de grão, no entanto, requer um cuidado específico, em que a cada três meses aproximadamente, os sacos de 40 kg dentro dos quais eles foram conservados precisam ser movidos, abertos e checados se há um pequeno inseto chamado “bicho gorgulho” ou “caruncho”, para evitar a proliferação dos mesmos. Eles se alimentam de grãos e cereais, reduzindo-os a pó.

Agora com quatro toneladas de trigo, a Comunidade-Luz Fraternidade de Aurora  terá o suprimento de grãos de trigo, para moagem e manufatura da farinha que se utiliza na padaria, para todo o ano de 2023.

Além de servirem ao consumo da própria Comunidade-Luz, os pães também são ofertados aos peregrinos que chegam ao Centro Mariano, a colaboradores da Rede-Luz e vizinhos da região.

Para buscar os grãos, três membros da Comunidade-Luz Fraternidade foram com um pequeno caminhão à granja que os cultiva.